O dérbi já faz parte do passado e o foco do Sporting agora é o Bayern Munique. Em solo alemão, os leões vão defrontar os bávaros na sexta jornada da fase de liga da Champions, a partir das 17h45 desta terça-feira.

O principal objetivo da formação verde e branca é manter-se em zona de qualificação direta e, para isso, é preciso fazer o que ainda não foi feito: vencer o Bayern Munique. Depois do empate a um golo na Luz frente ao rival Benfica, o Sporting quer dar continuidade às vitórias na prova milionária, após o triunfo diante do Club Brugge (3-0).

Feitas as contas na fase de liga da Champions, o Sporting é oitavo classificado com 10 pontos em cinco jornadas disputadas. Por sua vez, o Bayern Munique é terceiro com 12 pontos, a três pontos do líder Arsenal.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Momento de forma

O empate contra o Benfica colocou um fim na sequência de quatro vitórias consecutivas. Ainda assim, os leões já levam 12 jogos sem sofrer uma derrota, uma vez que a última foi, justamente, na Liga dos Campeões diante do Nápoles (2-1).

Apesar de a exibição contra o Benfica ter sido cinzenta e pouco conseguida para os leões, a equipa liderada por Rui Borges tem sido uma equipa consistência, estruturada e com um bom índice ofensivo.

É de recordar que a última vitória europeia permitiu que o Sporting ascendesse à oitava posição da fase de liga com 10 pontos somados em cinco jornadas disputadas.

Quem foi mais feliz na última partida foi o Bayern Munique, que esmagou o Estugarda por 5-0 com um hat-trick de Harry Kane. Os bávaros querem somar a terceira vitória seguida, depois da derrota contra o Arsenal para a Champions. Os germânicos sofreram o primeiro desaire na época diante dos 'gunners', registando ainda um empate diante do Union Berlim. Fora esses dois desaires, o Bayern apenas sabe vencer e quer voltar a fazê-lo frente ao Sporting.

Na Bundesliga, os alemães lideram com 37 pontos, enquanto que na fase de liga da Champions são terceiros classificados com 12 pontos somados. Os bávaros estão igualados com o PSG e a três pontos do líder Arsenal. Para além disso, é de destacar um trunfo do Bayern Munique que tem sido um verdadeiro goleador: Harry Kane. O avançado inglês leva 28 golos e três assistências em 22 jogos.

Histórico de confrontos

Esta terça-feira, o Sporting vai tentar fazer o que ainda não conseguiu fazer: ganhar ao Bayern Munique. Em quatro jogos que se realizaram entre as duas equipas, os bávaros venceram três duelos e registou-se um empate.

O único resultado mais positivo que os leões conseguiram foi um empate nulo no terreno dos alemães, num jogo relativo à Liga dos Campeões 2006/07.

Nessa época, o primeiro jogo de sempre entre os clubes terminou com um triunfo pela margem mínima para os germânicos. Os outros dois encontros aconteceram em 2008/09, também para a Champions, com um 5-0 para o Bayern Munique e uma derrota pesadíssima para os leões por 7-1 na última vez que estiveram frente a frente.

O que dizem os treinadores

Vincent Kompany, treinador do Bayern Munique: "Eles são fortes tecnicamente e têm muito talento. Têm jogadores rápidos no ataque, que vão fundo. Além disso, têm médios e defesas ativos, que também sabem jogar futebol. É a Liga dos Campeões. Queremos atingir o nosso nível máximo. O Sporting tem qualidade"

Rui Borges, treinador do Sporting: "A dificuldade é imensa, vamos jogar contra a melhor equipa da Europa. Pessoalmente digo que, nos últimos anos, deve ser das melhores equipas a nível mundial. Além do individual, tem uma parte coletiva que foge da caixa, o que dificulta."

Arbitragem

A UEFA nomeou o árbitro escocês Nicholas Walsh para apitar o Bayern Munique-Sporting, jogo marcado para às 17h45 desta terça-feira. Walsh será assistido pelos compatriotas Francis Connor e Daniel McFarlane, bem como Donald Robertson como 4.º árbitro. Andrew Dallas será VAR, com assistência do neerlandês Rob Dieperink.

O Sporting é de momento 8.º classificado com 10 pontos, o que equivale ao último lugar de acesso direto aos oitavos de final; os alemães são terceiros, com 12 pontos.