Depois de ter sido confirmado como treinador do Manchester United, Ruben Amorim tornou-se no sétimo treinador português a assumir o comando técnico de um emblema da Premier League. O principal campeonato a nível europeu, conta atualmente com três timoneiros lusos: O ex-técnico do Sporting juntou-se a Marco Silva (Fulham) e Nuno Espírito Santo (Nottingham Forest).
Nuno Espírito Santo é dos três o que está a realizar a melhor campanha até ao momento, com o seu Nothingham a ocupar um surpreendente 5.º lugar da classificação, a apenas dois pontos do Manchester City, e à frente de alguns históricos como o Tottenham, Newcastle, e até dos red devils. NES chegou ao futebol inglês em 2017, conduzindo o Wolves à Premier League, depois de sete anos de ausência. Pelo Forest, o técnico venceu o galardão de melhor treinador em outubro. Já a aventura de Nuno Espírito Santo nos spurs (21/22) durou pouco tempo, tendo realizado apenas 17 jogos, e averbado oito vitórias.
Já na quarta temporada no Fulham, o percurso de Marco Silva na Premier League tem sido marcado pela consistência. Neste momento a equipa londrina ocupa o 10.º lugar da classificação, a apenas dois pontos do quinto lugar. O timoneiro de 47 anos soma ainda passagens pelo Everton (entre 2018 e 2020), Watford (2017/18) e Hull City (2016/17).
Incontornável é falar de José Mourinho, ele que chegou a Inglaterra com o ímpeto de Special One, confirmando esse estatuto. Aterrou em Londres em 2004, onde somou três títulos na Premier League, uma Taça de Inglaterra e três EFL Cups ao serviço do Chelsea. Na passagem pelo United, menos proveitosa que nos blues, ainda assim venceu uma Community Shield, uma EFL Cup e ainda uma Liga Europa.
A seguir a Alex Ferguson, Mourinho foi estaticamente o melhor técnico depois da passagem de Alex Ferguson. Ao serviço do Tottenham, José Mourinho contou com um 'pontificado' de dois anos, entre 2019 e 2021, sendo que certamente será o clube em Inglaterra onde certamente não guardará as melhores recordações, tratando-se de um vencedor nato.
Títulos de José Mourinho em Inglaterra
Chelsea - 8 títulos
3 Premier League: 2005, 2006 e 2015
1 Taça da Inglaterra: 2007
3 Taças da Liga Inglesa: 2005, 2007 e 2015
1 Supertaça da Inglaterra: 2005
Manchester United - 3 títulos
1 Europa League: 2016/17
1 Taça da Liga Inglesa: 2017
1 Supertaça da Inglaterra: 2016
André Villas-Boas seguiu o percurso de Mourinho, na mudança do FC Porto para Inglaterra. Começou por orientar o Chelsea onde 'durou' apenas oito meses. Seguiu-se a aventura no clube do Norte de Londres. No Tottenham conseguiu 42 vitórias, em 81 partidas, mas não teve o sucesso desejado.
Cabe agora a Ruben Amorim a tarefa de ressuscitar o United. O início não tem sido auspicioso, sabendo-se que o técnico terá uma tarefa titânica em mãos para recuperar o gigante de Manchester, que não mais saiu do marasmo após a saída de Alex Ferguson. Os red devils encontram-se na 13.ª posição da Premier League e no próximo fim de semana deslocam-se ao terreno do City de Guardiola para o dérbi da cidade.
Temos ainda que falar de Bruno Lage, que esta época pegou na equipa do Benfica, após a saída de Roger Schmidt. No Molineux, Lage garantiu um 10.º lugar na sua primeira temporada, mas na segunda época a temporada não correu de feição e acabou por sair precocemente do cargo de treinador do Wolverhampton.
Carlos Carvalhal, atual treinador do SC Braga, orientou o Swansea em dezembro de 2017, mas o registo foi tudo menos positivo: cinco vitórias em 18 partidas. No Sheffield, o técnico esteve por duas vezes às portas das subida à Premier League mas falhou esse objetivo, ao não conseguir vencer por duas vezes o play-off de acesso.
Comentários