A I Liga está de regresso e o Benfica entra em ação este sábado para o jogo da 12.ª jornada. Os encarnados vão até à Choupana para o duelo contra o Nacional, a partir das 18 horas.

O Benfica quer voltar a vencer no campeonato, depois do empate contra o Casa Pia (2-2), para não se afastar da luta pelo título. Depois da escorregadela na Luz, os encarnados foram felizes nos jogos seguintes, diante do Atlético CP (Taça de Portugal) e do Ajax (Champions).

Por sua vez, o Nacional quer dar a volta ao ciclo de quatro jogos sem vencer para que se consiga manter a meio da tabela. Os insulares somam 12 pontos em 11 jornadas, na décima posição.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Momento de forma

O Benfica voltou a encontrar o caminho das vitórias, após ter tido dois deslizes em casa. A derrota frente ao Bayer Leverkusen (Champions) e o empate diante do Casa Pia (I Liga) deixaram os encarnados debaixo de fogo. As exibições das águias continuam a não convencer, ainda que os últimos dois triunfos tenham dado um novo alento.

Com a passagem à próxima fase da Taça de Portugal e a primeira vitória na Liga dos Campeões, o Benfica conta agora com cinco vitórias, duas derrotas e um empate em oito jogos.

Já o Nacional enfrenta um momento mais complicado com uma sequência de quatro jogo consecutivos sem vencer, o mais longo esta temporada. A época dos insulares até tem primado por bons resultados com números mais positivos face a 2024/25, O ano passado, por esta altura, estava na 17.ª posição na I Liga, ao passo que segue na 10.ª esta época, somando mais quatro pontos.  Se há cerca de um ano, o Nacional se apresentava em zona de descida, agora encontra-se com uma vantagem de três pontos relativa ao lugar de playoff e de seis para os postos que ditam a despromoção direta.

A equipa liderada por Tiago Margarido está na décima posição com 12 pontos, sendo que registou dois empates e uma derrota nas últimas três jornadas. Resta saber de que forma é que a equipa vai dar a volta ao mau momento, principalmente depois de ter sido eliminado da prova-rainha pelo SC Braga (4-2).

Histórico de confrontos

As duas equipas já se defrontaram em 50 jogos e é o Benfica que leva vantagem nos confrontos. Os encarnados contam com 39 vitórias contras as quatro do Nacional. Pelo meio, registaram-se sete empates.

A formação encarnada é, indiscutivelmente, o favorito à vitória, tal como aconteceu em 78% dos jogos que realizados entre os dois emblemas. Também ao nível dos golos a diferença é esmagadora, com 119 golo marcados contra os 29 dos insulares.

Os quatro triunfos do Nacional aconteceram na Choupana.

Na época passada, as duas equipas defrontaram-se em duas jornadas da I Liga e foi o Benfica que saiu vitorioso em ambos os duelos. À oitava jornada, as águias venceram por 2-0 fora de portas, enquanto golearam por 3-0 na 25.ª.

O que dizem os treinadores

Tiago Margarido, treinador do Nacional: "Desde que estamos cá, enquanto equipa técnica há três anos, olhamos para todos os jogos para vencer, independentemente do adversário. Temos muito respeito pelo Benfica e pela sua capacidade, mas também temos os nossos argumentos e vamos procurar ferir o Benfica nos seus pontos menos bons que identificamos"

José Mourinho, treinador do Benfica: "O Nacional é uma equipa que tem o mesmo treinador há muito tempo, estão muito rotinados nas suas dinâmicas. Sabem diferenciar quando jogam a 4 ou a 5, sabem diferenciar tipos de construção, é uma equipa que mete muita agressividade no jogo."

Arbitragem

O árbitro nomeado para dirigir o duelo entre o Nacional e o Benfica foi Iancu Vasilica, que estará acompanhado pelos assistentes José Pereira e João Bessa Silva. Sérgio Guelho estará presente como quarto árbitro.

O sistema de videoarbitragem estará a cargo de Bruno Esteves e Tiago Leandro.