O Sporting visita o Benfica na sexta-feira, a partir das 20h15, para o dérbi da capital, a contar para a 13.ª jornada da I Liga 25/26, e são vários os jogadores a contas com problemas físicos para os lados de Alvalade. Nuno Santos e Daniel Bragança, há cerca de um ano parados e são ausências certas, tal como o defesa belga Zeno Debas, que não joga desde 22 de outubro.

Quanto ao avançado grego Fotis Ioannidis, que saiu lesionado do embate com o Santa Clara no início do último mês, falhou os compromissos de novembro da seleção grega e não voltou a jogar desde então.

O objetivo inicial era precisamente estar apto a tempo da ida há Luz, com o jogador a prescindir até de alguns dias de folga para acelerar a recuperação, mas a sua presença no encontro com o 'eterno rival' parece afinal longe do horizonte.

A juntar a estes nomes, surgiram mais três preocupações para Rui Borgs, com três jogadores a saírem tocados da partida de domingo com o Estrela da Amadora. Gonçalo Inácio, Ivan Freneda  Geny Catamo sofreram, todos eles, pequenas mazelas no decorrer desse triunfo dos leões por 4-0, mas a boa notícia é que todos eles deverão estar prontos para alinhar de início frente ao Benfica se o treinador dos leões assim o entender.

Catamo foi substituído nesse encontro pelo regressado Pedro Gonçalves aos 56 minutos, com queixas a nível do joelho, Fresneda deu, pouco depois, o lugar a Vaggianidis com queixas num tornozelo e Inácio foi assistido por duas vezes já perto do fim do jogo depois de dois choques com adversários.