Com um onze totalmente remodelado, o Sporting goleou o Alverca por 5-1 e está nas meias-finais da Taça da Liga, num jogo marcado pelo bis de Salvador Blopa, jovem de 18 anos que, em pleno Estádio José Alvalade, assinalou com dois golos o seu primeiro jogo pela equipa principal do Sporting.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
No primeiro de dois duelos entre as duas equipas no espaço de poucos dias, Geovany Quenda também bisou, com o grego Fotis Ioannidis a fazer o quinto dos leões, antes de Sandro Lima apontar o tento de honra dos visitantes, que voltam a defrontar o Sporting em Alvalade já sexta-feira, para a jornada 10 da I Liga.
Onze caras novas, domínio completo e golo na primeira oportunidade
Rui Borges tinha avançado que ia fazer muitas mexidas na equipa inicial e não estava a mentir. O técnico mudou mesmo tudo, deixando de fora da ficha de jogo os onze jogadores titulares há dois dias, na tranquila vitória em Tondela, com destaque para a presença do jovem Salvador Blopa.
Mas, frente a um Alverca que vinha de uma pesada derrota para a I Liga, os leões não acusaram as mexidas e desde o minuto inicial remeteram o adversário ao seu meio-campo.
Os lances de perigo, contudo, não apareciam. Até que apareceu o primeiro...e deu golo. Matheus Reis cruzou para a entrada da área e Vagiannidis tocou de cabeça para as costas da defesa do Alverca, servindo na perfeição Quenda, que surgiu isolado a finalizar na cara de Matheus.
Blopa apresenta-se a Alvalade
O primeiro lance de perigo deu golo e o segundo também. E com assinatura do estreante Salvador Blopa. Mangas passou para a frente à procura de Ioannidis, o grego ganhou em força ao seu marcador direto, rodou e desmarcou o jovem de 18 anos na direita. Blopa, no seu primeiro jogo em Alvalade, entrou na área, simulou o remate com o pé direto, puxou para o esquerdo tirando assim um defesa da frente, e disparou para o fundo das redes.
O Sporting ainda teve mais uma oportunidade na primeira parte para chegar ao terceiro golo, mas Mangas não aproveitou. Depois de uma bonita jogada coletiva, o esquerdino surgiu isolado na cara do guarda-redes do Alverca, mas viu o guardião fazer a mancha e negar-lhe o golo.
Quenda bisa e arruma a questão
Só perto do intervalo o Alverca visou pela primeira vez a baliza do Sporting, num remate que João Virgínia segurou sem problemas, e o primeiro tempo terminou mesmo com o Sporting a vencer por 2-0.
Qualquer reação que os ribatejanos pudessem aspirar no segundo tempo, contudo, acabou por cair por terra aos aos 58 minutos, com Quenda a bisar e a fazer o terceiro do Sporting. Passe longo de Matheus Reis, choque entre dois jogadores do Alverca e a bola a sobrar para Alisson, que avançou e tocou para Quenda. O camisola 7 dos leões Sporting puxou para o pé esquerdo e rematou rasteiro para o fundo das redes, acabando em definitivo com quaisquer dúvidas sobre quem iria seguir para a final four da Taça da Liga.
Blopa também bisa em estreia de sonho
Matheus ainda adiou o quarto com uma grande defesa a cabeceamento de Kochorashvili, mas o quarto golo não tardou, com Blopa a continuar a sua estreia de sonho pela equipa principal dos verdes e brancos. Acabado de entrar, Flávio Gonçalves tocou para o colega e este, na área, descaído para a direita, rematou rasteiro e cruzado para o bis.
Ainda houve tempo para os leões chegarem à mão cheia de golos, num excelente golo de Ioannidis, com um remate colocado, de pé esquerdo, e para o Alverca chegar ao seu tento de honra, num grande golo do brasileiro Sandro Lima, numa altura já de alguma descompressão por parte da equipa da casa.
O Sporting segue assim para as meias-finais da Taça da Liga, onde vai defrontar o vencedor do embate dos quartos de final FC Porto e Vitória de Guimarães.
Comentários