Benfica: Adeus a uma lenda, olá ao 'playoff' e o judo em sobressalto
A semana no Benfica fica marcada de forma indelével pelo falecimento de Fernando Chalana. Na passada quarta-feira, o Benfica e o futebol português choraram a morte de um dos maiores nomes do futebol luso.
Aos 63 anos, o 'pequeno genial' pegou na bola e, como era seu apanágio, arrancou e só parou noutra dimensão, naquela onde moram os nomes imortais do desporto-rei nacional.
O fim-de-semana trouxe o primeiro jogo da Primeira Liga e coube aos encarnados inaugurar o novo campeonato ao receberem o Arouca no Estádio da Luz. Perante os seus adeptos, os encarnados golearam os arouquenses por esclarecedores 4-0, com o improvável Gilberto a ser o autor do primeiro golo da Primeira Liga, versão 2022/2023.
Na terça-feira a vítima foi a equipa dinamarquesa do Midtjylland. Depois de um triunfo contundente por 4-1 na primeira mão em Lisboa, as águias não facilitaram e, fazendo alinhar o seu onze mais forte, bateram sem grande dificuldade os escandinavos, desta feita por 1-3.
Enzo Fernández, Henrique Araújo e um golaço de Diogo Gonçalves deram o triunfo aos encarnados. Agora no 'playoff', os homens de Roger Schmidt terão pela frente os ucranianos do Dínamo de Kiev.
Quanto ao mercado, Gonçalo Ramos é a grande incógnita. O bom arranque de época do ponta-de-lança encarnado tem levado ao interesse de alguns emblemas ingleses; contudo, os encarnados querem esperar até ao final do 'playoff' da Champions para ouvir propostas sobre o jovem avançado.
Quanto a entradas, permanece viva a 'novela' Ricardo Horta. Depois de ter sido dado como praticamente fechado, o negócio parece ter congelado; os motivos estarão relacionados com a verba a receber por parte do Málaga, clube com uma larga percentagem dos direitos económicos do jogador.
No que às modalidades diz respeito, o final da semana trouxe a cena um caso de tensão no judo, mais propriamente entre judocas e a Federação. Os primeiros, liderados por Telma Monteiro e outros judocas olímpicos, publicaram esta quinta-feira uma carta onde acusavam o presidente da FPJ, Jorge Fernandes, de opressão, discriminação e de criar um “clima insustentável e tóxico”.
O presidente da Federação reagiu dizendo que os problemas existentes estão relacionados com os atletas e treinadores do Benfica. Por isso, e como cinco dos sete assinantes da carta são do clube encarnado, Jorge Fernandes não os considerou "representativos".
Futebol
Lenda do universo benfiquista morreu hoje aos 63 anos. Começou a carreira no Barreirense, até chegar ao Benfica em 1973.
I Liga
Com três golos na primeira parte e um na segunda, as águias realizaram mais uma exibição que cativou os adeptos e abriram o campeonato com um triunfo seguro e tranquilo na Luz.
Liga dos Campeões
Jovem avançado continua em bom plano no arranque de época e só é um negócio em cima da mesa depois de cumprido o primeiro objetivo da época
Futebol Feminino
Encarnadas aguardam agora pelo desfecho do jogo entre o Sporting e o Famalicão.
Mais modalidades
Seis judocas acusam o presidente da Federação Portuguesa de Judo de opressão e pedem intervenção da tutela do desporto.
Liga dos Campeões
O Benfica foi à Dinamarca vencer o Midtjylland por 1-3. Com este resultado, os encarnados carimbam a passagem ao 'playoff' de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Enzo Fernández, Henrique Araújo e o golaço de Diogo Gonçalves fizeram o resultado final.
Liga dos Campeões
Presidente dos encarnados falou antes da partida para a Dinamarca.
I Liga
O Casa Pia informou, na segunda-feira, que requereu a alteração do recinto desportivo, devido às intervenções que decorrem no relvado do Jamor.
Futsal
Guardião de 26 anos assinou pelas águias até 2025.
Natação
Nadador português de 17 anos venceu a medalha de bronze nos Europeus de Roma.