FC Porto: 'Não' ao racismo por Marega em semana de derrota que deixa 'dragão' vivo na Europa
A semana do FC Porto fica inevitavelmente marcada pelos insultos racistas que levaram Moussa Marega a pedir para ser substituído durante o triunfo dos 'dragões' no Estádio D. Afonso Henriques, por 2-1, sobre o Vitória de Guimarães.
A saída de campo do jogador maliano levou a um debate profundo sobre racismo em Portugal, que extravasou o mundo do futebol, com o jogador a receber mensagens de solidariedade de colegas e rivais, e de dentro e de fora do país.
Em campo, esse triunfo na 'cidade berço' permitiu ao FC Porto reduzir para apenas um ponto a desvantagem em relação ao líder Benfica no topo da I Liga. Uma desvantagem que há bom pouco tempo era de sete pontos.
No regresso da Liga Europa, quinta-feira, os 'azuis e brancos' já não foram tão felizes e acabaram derrotados em Leverkusen, pelo Bayer local, por 2-1. Um resultado que, contudo, deixa o FC Porto vivo na eliminatória, com a decisão da mesma marcada para a próxima quinta-feira, no Estádio do Dragão. A partida na Alemanha ficou marcada por uma decisão controversa do árbitro e do VAR, que mandaram repetir uma grande penalidade defendida, à primeira, por Agustín Marchesín. Sérgio Conceição torceu o nariz.
Voltando às notícias fora de campo, Iker Casillas confirmou que vai mesmo ser candidato à presidência da Federação Espanhola de Futebol e Jorge Nuno Pinto da Costa, que esta semana veio a Lisboa para prestar depoimento no julgamento da invasão à Academia Sporting, em Alcochete, confidenciou que o guarda-redes lhe revelou num almoço o final da sua carreira.
Nas modalidades, o destaque da semana vai para a equipa de hóquei em patins, com o FC Porto a golear na receção ao Sporting, enquanto no andebol houve duas renovações importantes e uma derrota na 'Champions' que, contudo, não comprometeu as aspirações 'azuis e brancas'.
A fechar a semana, a notícia de que, a nível nacional, o FC Porto é líder no que às redes sociais diz respeito.
I Liga
Avançado do FC Porto não gostou das insultos provenientes das bancadas do D. Afonso Henriques e pediu para abandonar a partida, aos 73 minutos.
I Liga
O avançado do FC Porto criticou ainda a atitude dos árbitros, por não o defenderem.
I Liga
Moussa Marega assinou o golo da vitória portista (o 100.º da sua carreira) e abandonou o relvado por vontade própria após ouvir cânticos racistas. Um episódio que envergonha o futebol português e que manchou um duelo bastante interessante no D. Afonso Henriques.
Futebol
Guarda-redes será adversário do atual líder Luis Rubiales.
I Liga
O CD ordenou a abertura dos processos disciplinares a Pepe e Marega por pretensas agressões a Taarabt.
Liga Europa
O FC Porto perdeu com o Bayer Leverkusen por 2-1, na 1.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
I Liga
Um estudo publicado pela IQUII revela os números dos clubes portugueses presentes na I Liga e dos restantes clubes europeus, num ranking liderado pelo Real Madrid na Europa.
I Liga
Candidaturas devem ser apresentadas até 30 dias antes do ato eleitoral, ou seja, 19 de março.
Andebol
Internacional português de origem cubana chegou aos 'dragões' em outubro de 2011.
Hóquei
Dragões venceram por 6-0.