Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 17 nov 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

FC Porto: uma semana negra no reino azul e branco em semana de 20 anos do Estádio do Dragão

 
 

Aquilo que devia ser uma das maiores manifestações de portismo dos últimos anos terminou como um dos piores dias da vida do FC Porto. Alguns sócios do emblema azul e branco envolveram-se em confrontos durante a Assembleia-geral extraordinária da passada segunda-feira, 13 de novembro.

Uma AG que começou torto e acabou cancelada: era para ter lugar no auditório do Estádio do Dragão, com capacidade para 400 pessoas, mas dada a grande afluência de sócios - mais de quatro mil -, acabou por ser transferida para o Dragão Arena.

Os trabalhos começaram ainda com centenas de sócios na fila no exterior do pavilhão, à espera de inscrição para entrarem, enquanto lá dentro, algumas centenas eram obrigadas a deixar o Dragão Arena, depois de serem agredidos, e insultados por outros sócios.

Cenas de pancadaria, com socos, pontapés que envergonham todos os portistas. Na sequência das cenas de violência, foi criada uma petição para expulsar Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, de sócio do clube, pelo seu envolvimento nos incidentes. Petição essa que seria cancelada pelo seu autor, "por razões de segurança".

A Assembleia geral foi retomada mas, dada a falta de condições, seria remarcada para o dia 20 pela MAG. Três dias depois, o Conselho Superior do clube decidiu retirar da agenda dos trabalhos a revisão estatutária, o que levou ao cancelamento da AG.

Várias figuras do clube criticaram a forma como os trabalhos foram conduzidos, entre eles André Villas-Boas, candidato às próximas eleições do FC Porto (marcadas para abril de 2024), assim como o escritor Miguel Sousa Tavares, José Fernando Rio e Nuno Lobo, candidatos derrotados por Jorge Nuno Pinto da Costa nas últimas eleições do clube, em 2020.

Mas nem tudo foi mau esta semana no reino do Dragão. Antes da paragem para os jogos das seleções, o FC Porto foi até Guimarães derrotar o Vitória local com uma reviravolta, num jogo onde brilhou o guarda-redes portista Diogo Costa.

Ainda no futebol, Rodrigo Mora voltou a bater mais um recorde, ao tornar-se no mais jovem de sempre a marcar nos campeonatos profissionais em Portugal. Destaque também para João Mário que se estreou na Seleção A de Portugal, na vitória por 2-0 em Vaduz, diante do Liechtenstein.

A semana ficou também marcada pelos 20 anos do Estádio do Dragão.

Nas modalidades, a equipa de voleibol feminino do FC Porto garantiu um lugar nos oitavos de final da Taça CEV. Menos sorte teve o basquetebol masculino, que sofreu a primeira derrota na Taça da Europa. O andebol masculino foi derrotado em França pelo Montpellier.

Poderá encontrar estas e outras notícias do FC Porto na página do clube no nosso site, assim como toda a atualidade desportiva nacional e internacional, atualizada AO MINUTO.

 
 
V. Guimarães 1-2 FC Porto: Diogo contra todos os riscos
 
 

I Liga

 

Perante o vendaval ofensivo do Vitória, o guarda-redes manteve os portistas vivos com uma mão cheia de defesas que possibilitaram, depois, a reviravolta no D. Afonso Henriques.

 
 
 
Portista Rodrigo Mora torna-se no jogador mais novo de sempre a marcar na II Liga, aos 16 anos
 
 

II Liga

 

Rodrigo Mora é ainda o mais novo de sempre a jogar nas competições profissionais em Portugal.

 
 
 
FC Porto avança para oitavos de final da Taça CEV feminina de voleibol
 
 

Voleibol

 

Na próxima fase, terá pela frente as francesas do Béziers ou as bósnias do Brcko, que quarta-feira se voltam a defrontar após o Béziers vencer por 3-0 no primeiro encontro.

 
 
 
Criada petição para destituir Fernando Madureira de sócio do FC Porto
 
 

I Liga

 

"Conduta inadequada", "prejuízo à imagem do clube" e "desrespeito a outros sócios" são os três motivos apontados para que Fernando Madureira seja destituído de sócio do FC Porto.

 
 
 
FC Porto perde fora com os Bakken Bears na Taça Europa de basquetebol após prolongamento
 
 

Basquetebol

 

Os 'dragões' cederam o empate na última jogada do tempo regulamentar, 84-84,chegaram ao fim do primeiro prolongamento também empatados, 94-94, e depois foram totalmente dominados no segundo.