Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 16 jan 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Messi eleito "The Best" e o adeus de José Mourinho à Roma

 
 

Lionel Messi venceu novamente o prémio "The Best", ultrapassando a forte concorrência de Erling Haaland e Kylian Mbappé, para espanto do universo futebolístico. Não é que o astro argentino tenha em causa o estatuto de um dos melhores de sempre, mas as conquistas do avançado norueguês faziam prever outro desfecho nas votações.

Ainda na gala que elege os melhores do Mundo, foi um dia agridoce para os portugueses. Se por um lado Rúben Dias e Bernardo Silva figuraram no melhor onze de 2023, a fantástica 'letra' de Nuno Santos não foi suficiente para bater a 'bicicleta' de Guilherme Madruga. No banco de suplentes reinou o espanhol Pep Guardiola, eleito como o melhor treinador do ano.

Enquanto uns são premiados, outros ficam com a vida mais complicada. Os responsáveis da Roma perderam a paciência com José Mourinho e anunciaram a rescisão com o treinador português. Como o próprio disse, esperam-se milagres do 'Special One', mas há lutas demasiado difíceis de travar. Agora, os romanos viraram atenções para uma lenda do clube, para substituir Mourinho.

Por cá, no universo portista, o mercado começou a mexer. O presidente Pinto da Costa fez questão de salientar que "entradas são possíveis, mas saídas de jogadores nucleares não", descansando Sérgio Conceição quanto à hipótese de ver as estrelas saírem.

Ainda assim, David Carmo foi ligado a uma possível saída para o Olympiacos, de Carlos Carvalhal, mas Galeno prolongou o vínculo que o liga aos dragões até 2028.

Em ano de Europeu, o selecionador nacional deixou a porta aberta a novas estreias, já neste estágio de março, e deixou rasgados elogios a vários talentos do futebol nacional. João Neves foi o mais visado, mas o Roberto Martínez fez questão de deixar patente que está atento a jogadores que competem em clubes mais modestos.

Voltando ao panorama nacional, o Vitória de Guimarães segue de vento em popa e o triunfo com o Arouca deixa a equipa de Álvaro Pacheco em igualdade pontual com o SC Braga no 4.º lugar. Os vitorianos não perdem há oito jogos e estão na melhor fase da temporada.

Enquanto isso, lá fora a Juventus pode estar perto de garantir mais um português, depois do legado deixado por Cristiano Ronaldo. O treinador do Lille, Paulo Fonseca, praticamente anunciou a saída de Tiago Djaló, que esta época ainda não somou qualquer minuto.

A fechar, nas modalidades Rafael Nadal já revelou qual o próximo passo na carreira e tornou-se embaixador de ténis na Arábia Saudita. Depois de investirem no futebol, os sauditas prometem tomar os restantes desportos de assalto.

É tudo por hoje. Até lá, já sabe: toda a atualidade desportiva nacional e internacional está à distância de um clique no SAPO Desporto.

 
 
Roberto Martínez elogia João Neves e explica porque votou em Brozovic para o The Best da FIFA
 
 

Seleção Nacional

 

Num dia em que o argentino Lionel Messi venceu pela oitava vez o prémio The Best, da FIFA, em Londres, o selecionador relevou o porquê de ter votado em primeiro lugar no croata Brozovic, colega de Cristiano Ronaldo nos sauditas do Al Nassr.

 
 
 
Vitória de Guimarães vence Arouca e alcança SC Braga no quarto lugar
 
 

I Liga

 

O Vitória conserva o quinto lugar, agora com os mesmos 33 pontos do seu rival minhoto, que ocupa o quarto, enquanto o Arouca fecha a jornada no 14.º posto, com 16 pontos.