O espalha-saldos e o espalhanço ao comprido
Por onde começar? Pelo início.
Francisco Conceição, o tal de espalha-brasas, alcunha curiosa atribuída por Roberto Martínez, poderá deixar o Dragão a preço de saldo até 15 de julho, um dia depois do término do Euro 2024.
Depois de uma época de empréstimo, o irrequieto extremo voltou a pertencer em definitivo ao FC Porto, que já tinha pago ao Ajax 10,5 milhões de euros.
Antes das eleições, chegou a falar-se de uma cláusula de 60 milhões, mas sabe-se agora que a blindagem é bem menos robusta: 30 milhões de euros. Quer isto dizer, e para que não tenha de fazer muitas contas, que caso algum clube se chegue à frente até à tal data, o FC Porto encaixará, dos €30M, apenas €21M. Para onde vão os restantes milhões? Para aqui.
Também em brasa, por esta altura, estarão Rodrigo Mora e companhia. A brilhante seleção sub-17 falhou a conquista do Europeu ao perder na final diante da Itália (e de forma contundente). Houve lágrimas, sim, mas depois deste trajeto sobram poucas dívidas: seguir-se-ão sorrisos, muitos sorrisos.
Dos miúdos aos graúdos, a seleção já prepara o segundo particular de preparação para o Euro 2004. Depois da Finlândia, segue-se a Croácia, no Estádio Nacional.
Entretanto, agita o mercado. Di María estará desiludido por não poder regressar à Argentina, Cláudio Ramos está prestes a renovar com o FC Porto e o treinador Filipe Martins, ex-Casa Pia, já tem um novo clube.
É a nova época a desenhar-se, mas ainda de olho no que de bom se fez na última temporada. E nesse âmbito, João Neves e Gyokeres têm muitos motivos para sorrir.
Nas modalidades, Roland Garros continua ao rubro. Mirra Andreeva superou Aryna Sabalenka, número dois mundial, e acedeu pela primeira vez às meias-finais do torneio parisiense. A tenista russa vai agora defrontar Paolini, que derrubou a favorita bielorrussa Aryna Sabalenka.
Por cá, o Benfica venceu o FC Porto no primeiro jogo da final da liga de basquetebol, enquanto no hóquei as águias derrotaram a Oliveirense e estão em vantagem nas meias finais do play-off.
A fechar, e para que seja em grande, deixo-lhe algumas memórias da seleção portuguesa em Europeus (Anda bater, que tu bastes bem), quando faltam 8 dias para o arranque do Euro 2004.
Chuta, Éder! Chuta!
É tudo por hoje, amanhã há mais. Até lá, já sabe: toda a atualidade desportiva nacional e internacional está à distância de um clique no SAPO Desporto.
I Liga
O extremo dos dragões pode sair por 30 milhões de euros até ao dia 15 de julho, a partir daí o valor sobe para os 45 milhões de euros.
Euro Sub 17
A formação transalpina superiorizou-se a Portugal ao vencer por 3-0.
Euro
Entre jogos oficiais e particulares, a seleção nacional leva seis vitórias e apenas um empate.
Atualidade
Compatriota do avançado do Benfica, e colega de seleção, não escondeu a desilusão de Di María com a insegurança que se sente na Argentina.
I Liga
O médio encarnado está atrás de Yamal por apenas 0,2 pontos. Num pódio fechado por Alejandro Garnacho, do Manchester United.
I Liga
Avançado sueco do Sporting aparece no topo da lista de jogadores com mais influência direta em golos na Europa.
Basquetebol
Os encarnados superiorizaram-se no Dragão Caixa, por 66-89.
Hóquei
No terceiro jogo as águias superiorizaram-se à Oliveirense e venceram por 4-2.
Ténis
A presente edição do Grand Slam parisiense continua a proporcionar muito espetáculo e muita emoção.
Euro
O título de 2016, conquistado com um pontapé do herói improvável Éder, é o ex-líbris das participações de Portugal no Campeonato da Europa de futebol.