Sporting: Leões ainda não sabem o que é ganhar, mas vêm em Silas a solução para os problemas
A semana do Sporting ficou marcada pela continuação da crise para os lados de Alvalade. Leonel Pontes cumpriu a sua tarefa de treinador interino na equipa principal sem somar qualquer vitória: foram três derrotas e um empate.
No jogo contra Famalicão, os leões saíram derrotados por 2-1 e caíram para o 7.º posto com oito pontos em seis jogos. Já o Famalicão de João Pedro Sousa manteve a liderança da I Liga com 16 pontos.
Depois de ter ido para o intervalo com um golo de Vietto, que até foi eleito o golo da jornada, a equipa de Alvalade como que se desligou do encontro e foi dominada pelos famalicenses que podiam ter ganho por uma vantagem superior.
Quem esteve em evidência, mas pela negativa, foi Sebastián Coates. O central uruguaio voltou a marcar um golo na própria baliza e sentenciou a derrota da sua equipa. O jogador vai numa fase muito negativa com dois autogolos e três grandes penalidades cometidas nos últimos três jogos, e ficou inclusive de fora do jogo da Taça da Liga.
No final do encontro, choveram assobios, lenços brancos e pedidos de demissão para a direção liderada por Frederico Varandas, que se viu obrigada a acelerar o processo de sucessão de Marcel Keizer. Houve até membros das claques que tentaram invadir as garagens do Estádio de Alvalade para pedir explicações acerca da crise de resultados. O dia seguinte a esta derrota ficou marcado por uma reunião em Alcochete.
Muitos foram os nomes apontados ao comando técnico dos verde e brancos nos últimos dias. Abel Ferreira, Pedro Martins, Rui Jorge, Vítor Pereira e até José Mourinho - que elogiou o projeto dos verde e brancos. Mas a escolha acabou por recair sobre Jorge Silas.
O técnico português que deixou o Belenenses SAD há três semanas foi esta sexta-feira apresentado como o novo timoneiro dos leões que se manifestou consciente da responsabilidade de liderar o clube lisboeta, mas expressou orgulho na oportunidade de “elevar o Sporting a um patamar superior”. A escolha foi, inclusive, criticada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol que garante que Silas não tem as qualificações necessárias para orientar os leões.
Mas antes desta cerimónia de apresentação houve direito a uma nova derrota, desta feita para a Taça da Liga. O Sporting sofreu a segunda derrota contra o Rio Ave num curto espaço de semanas e o desaire agudizou ainda mais o cenário negro dos leões nos últimos jogos.
A parte final do encontro ficou, inclusive, marcada por desacatos e a polícia foi obrigada a intervir na zona das claques, onde estavam Juve Leo e Directivo, depois de alguns confrontos. A polícia formou depois um cordão a separar ambas as claques. Já com o apito final, e consumada a derrota leonina, os adeptos assobiaram a equipa e mostraram lenços brancos.
Já no decorrer desta sexta-feira, o capitão Bruno Fernandes apelou à “união do universo sportinguista”, a atravessar “um momento muito complicado”, após cinco jogos seguidos sem ganhar, contra a “constante tentativa de dividir o clube”.
Nas modalidades, a crise parece não acontecer e os títulos e vitórias continuam a aparecer. É o caso do ténis de mesa, modalidade na qual conquistaram a Supertaça feminina e masculina. Também no andebol, os leões somaram uma vitória, mas também uma derrota na Liga dos Campeões.
I Liga
Técnico foi esta sexta-feira apresentado como novo timoneiro dos leões.
I Liga
Silas foi apresentado esta sexta-feira como novo treinador do Sporting.
I Liga
Uma história curiosa, numa época em que Silas marcou dois golos ao Sporting.
I Liga
Treinador português agradeceu o convite endereçado por Frederico Varandas, mas rejeitou a proposta.
I Liga
Leonel Pontes está mesmo de saída do clube 'leonino'.
I Liga
Capitão apelou, nas redes sociais, à união dos sportinguistas.
Taça da Liga
Leões perderam por 2-1, em jogo com muita confusão (dentro e fora de campo).
Taça da Liga
Bruno Fernandes marcou o golo do Sporting.
I Liga
O Sporting caiu para o 7.º posto com oito pontos em seis jogos, o Famalicão de Joao Pedro Sousa mantém a liderança da I Liga com 16 pontos.
I Liga
O Sporting perdeu em casa com o Famalicão por 2-1 e caiu para o 7.º lugar.
La Liga
O central marcou o auto-golo que deu a vitória ao Famalicão em Alvalade na última segunda-feira.
I Liga
Extremo leonino foi detido esta sexta-feira por conduzir sem carta de condução.
Ténis de mesa
Em ambos os setores, o Sporting junta a Supertaça ao campeonato nacional e à Taça de Portugal.
Andebol
Com esta vitória, o Sporting soma quatro pontos e passa a liderar o grupo, juntamente com o Bidasoa e o Savehof.