Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 07 set 2018

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Sporting: O 'fantasma' de Bruno de Carvalho na semana da eleições

 
 

A semana do Sporting ficou novamente marcada pelas tentativas frustradas de Bruno de Carvalho para impedir o ato eleitoral marcado para este sábado e no qual vai ser escolhido o candidato que irá suceder ao primeiro presidente destituído da história do clube de Alvalade. O ex-presidente do Sporting desistiu de uma providência cautelar que visava reverter o processo disciplinar que o suspendeu de sócio por um ano, mas logo depois veio às redes sociais confirmar que vai impugnar as eleições e que não desistiu de ser candidato às eleições presidenciais do clube de Alvalade. Entretanto, o ex-líder avançou com uma outra providência cautelar na quinta-feira e o Sporting tem agora dez dias para responder à mesma. No entanto, a realização do ato eleitoral não está em causa.

O movimento que apoia a candidatura rejeitada de Bruno de Carvalho garantiu mesmo que tenciona impugnar as eleições de sábado, baseando-se na alegada ilegalidade da Assembleia Geral (AG) de destituição e dos processos disciplinares. Entretanto, o presidente destituído respondeu à nota de culpa da Comissão de Fiscalização que o suspendeu preventivamente de sócio do Sporting, onde acusa a Comissão de Fiscalização de "anti-brunismo".

Passemos agora ao assunto das eleições no Sporting. A lista de candidatos ao ato eleitoral deste sábado passou de sete para seis no início da semana e em muito poucas horas. Pedro Madeira Rodrigues começou o dia de terça-feira como candidato, mas ao início da tarde veio confirmar que desistiu da candidatura para apoiar José Maria Ricciardi. Tinha sido noticiado que o gestor se ia abdicar da candidatura e juntar-se à lista do banqueiro, mas Ricciardi negou que isso tivesse acontecido.

Ricciardi foi mesmo o ator principal nesta última semana antes da eleições. O banqueiro foi desmentido pela NOS que alegou não lhe ter cedido dados do contrato televisivo com o Sporting, depois do candidato os ter divulgado num debate em que estiveram todos os presidenciáveis, mas também por Adrien Silva, depois de ter garantido que o médio regressaria a Alvalade se fosse eleito presidente. Ricciardi rebateu estas notícias, garantindo que reuniu com Adrien Silva para tratar do regresso ao Sporting e que as informações sobre o contrato entre a NOS e o Sporting são "factuais e correctas".

A situação financeira do Sporting também foi tema de discussão nesta semana. António Paulo Santos, membro da Comissão de Fiscalização, convocou uma conferência de imprensa com jornalista para avisar que o futuro presidente do clube vai encontrar um défice de tesouraria de 122 milhões de euros até ao final do ano. A Comissão Fiscalizadora veio logo a terreiro garantir que as declarações do seu membro "resultam de uma iniciativa individual". A propósito destas declarações, Ricciardi acusou a Comissão de Gestão do Sporting de esconder a real situação financeira do clube, mas Artur Torres Pereira garantiu que a situação financeira está controlada e fez um balanço positivo do trabalho da Comissão de Gestão.

O 'fantasma' de Bruno de Carvalho apareceu também na campanha eleitoral. O ex-presidente recorreu às redes sociais para partilhar uma crónica em que critica os candidatos à presidência do Sporting - publicada antes da desistência de Pedro Madeira Rodrigues - e apontou baterias a Ricciardi e Madeira Rodrigues, acusando-os de ser farinha do mesmo saco.

Esta semana houve ainda tempo para o Sporting vencer o Feirense em jogo da quarta jornada na I Liga com o golo da vitória a aparecer já nos minutos finais pelos pés de Jovane Cabral, jovem promessa cabo-verdiana que viu o seu contrato ser-lhe renovado até 2023.

Aproveite também para espreitar o artigo que o SAPO Desporto preparou sobre as ideias dos seis candidatos à presidência do Sporting e um guia onde pode tirar todas as dúvidas sobre as regras e os documentos necessários.