Meio ano depois, o reencontro não é decisivo para nenhuma das equipas, mas é considerado um barómetro rigoroso face ao momento de crise de identidade da equipa orientada por Vítor Pereira e às intermitências do “onze” de Leonardo Jardim.
Avançado brasileiro explicou a diferença da atitude dos jogadores entre o jogo europeu e o da Taça de Portugal, onde o FC Porto foi eliminado pela Académica.
FC Porto continua na luta pelo apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões. Para passar à fase seguinte terá de vencer obrigatoriamente o Zenit na última jornada.
O jogo de intensas paixões tem, desta vez, o extra de poder mudar o cenário no topo da tabela, na qual FC Porto e Benfica lideram com os mesmos 24 pontos, mas apenas mais um do que o Sporting e três do que Marítimo.
Para o penúltimo encontro da fase de grupos, Vítor Pereira já conta com o uruguaio Fucile, que regressou aos convocados de Vítor Pereira, após lesão, e que deverá constar do "onze" titular na Dombasse Arena, em Donetsk.
O treinador do FC Porto lembrou a pesada derrota contra a Académica, para a Taça de Portugal, para alertar para a necessidade de uma resposta «diferente» contra o Shakhtar Donetsk.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.