Além de Brasil, Tailândia, Paraguai, Países Baixos e Costa Rica, estão assegurados na próxima fase a Argentina, Marrocos, Portugal, Irão, França, Espanha e Cazaquistão.
Francisco Santos concluiu os 26,2 quilómetros do percurso em 01:51.11,38 horas, a 56,98 segundos do ouro do dinamarquês Philip Knudsen, que descolou de um grupo de sete na penúltima das seis portagens.
Vencedora invicta do Grupo B, com três triunfos, a seleção portuguesa era encarada como favorita para o jogo dos quartos de final com a França, quarta classificada do A, mas os gauleses acabaram por ser mais felizes no desempate.
Na final, Teresa Bonvalot não foi além do quarto e último lugar, com 5,17 pontos (4,67 e 0,5), atrás de Tya Zebrowski (11,83), Gonzalez Etxabarri (8,23) e da israelita Anat Lelior (7,84).
Jogador da Seleção Nacional de futsal abordou o difícil momento que se vive em Portugal com o flagelo dos incêndios, após a vitória de Portugal sobre o Tajiquistão.
No ‘sofá’, uma vez que não jogaram hoje, a Espanha e o Cazaquistão viram confirmado os respetivos apuramentos no Grupo D, uma vez que se qualificam os quatro melhores terceiros, em seis.
Fernando Pimenta queixa-se de ter sido abalroado e a Federação Portuguesa de Canoagem ainda apresentou protesto, porém o mesmo não foi acolhido, pelo que o limiano se viu privado da sua 149.ª medalha em importantes provas internacionais.
Ruben Guerreiro caiu na última volta ao percurso final e acabou por desistir, em mais um problema numa época muito complicada para o português, que esteve vários meses afastado por lesão.
Thomas Augusto garantiu a presença na próxima fase dos Mundiais, com uma pontuação de 59,00 pontos na sua melhor ‘run’, ficando-se pelos 12,07 na segunda.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.