Ciclista esloveno estreou-se com um triunfo no Alto da Fóia em 2020 e, cinco anos mais tarde, alcança a centena de triunfos com uma etapa na Volta a França.
A ciclista suíça, de 22 anos, terminou com 16 segundos de vantagem sobre a francesa India Grangier (Coop-Repsol), vencedora da prova na época passada, e sobre a norte-americana Heidi Franz (Cynisca).
João Almeida chegou num segundo grupo, a quase 40 segundos do grupo da frente. Os grandes favoritos Pogacar e Vingegaard chegaram integrados no primeiro grupo.
Os dois rivais voltam a enfrentar-se na 'Grand Boucle' e 'Pogi' tem a seu lado o português, que atravessa provavelmente o melhor momento de forma da carreira.
“Há muitas chegadas difíceis, finais traiçoeiros. Vejo-o como uma oportunidade. Mas não o farei a qualquer custo, porque tenho de guardar energia para o final do Tour, que será muito montanhoso”, lembra o esloveno.
Heidi Franz comanda agora a geral com quatro segundos de vantagem sobre Emilia Fahlin e cinco sobre Tsuyaka Uchino, com a portuguesa Raquel Queirós no sexto posto, a 10 segundos da liderança.
O corredor de 36 anos, que é o português com mais presenças em ‘grandes’, foi selecionado pela equipa espanhola para a 112.ª edição da ‘Grande Boucle’, que arranca no sábado, em Lille, e termina em 27 de julho, em Paris.
Após os 150,6 quilómetros, com partida e chegada em Ourém, Daniel Moreira, de 18 anos, superiorizou-se numa luta final entre quatro corredores, vencendo em 3:42.49 horas, depois de ter sido quinto na véspera no contrarrelógio.
No final do percurso, com partida e chegada em Ourém, a olímpica portuguesa, que corre pela equipa espanhola Eneicat-CMTeam, impôs-se em 2:33.59 horas, para conquistar o segundo título consecutivo e o terceiro da carreira.
O jovem de 21 anos revalidou hoje o título de campeão português de contrarrelógio ao cumprir os 25,1 quilómetros com início e final em Alvaiázere, no distrito de Leiria, em 31.12 minutos.
Martínez desiludiu na Volta a Itália, onde foi apenas 53.º na geral final, um reflexo do que tem sido a época do campeão da Volta ao Algarve de 2023, e, por isso, terá ficado de fora dos eleitos para apoiar Roglic.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.