O FC Porto vai ficar a conhecer hoje o adversário nos “play-off” da Liga dos Campeões de futebol, no sorteio a realizar em Nyon, na Suíça, podendo defrontar Athletic Bilbau, Lille, Copenhaga, Standard Liège e Besiktas.
Os “dragões” vão voltar a disputar o acesso à principal prova de clube europeia, algo que não acontecia desde 2001/02, e, excetuando um confronto com a formação basca, poderão assegurar a presença na fase de grupos com relativa facilidade, face às possibilidades.
O terceiro classificado na I Liga portuguesa de 2013/14 surge com o estatuto de cabeça de série, entre os clubes que não foram campeões, tal como Arsenal, Zenit São Petersburgo, Bayer Leverkusen e Nápoles.
O Atlhetic Bilbau, quarto classificado na Liga espanhola deve ser, consensualmente, o adversário indesejado, muito por causa de jogadores como Iturraspe, Susaeta e Muniain, isto apesar da saída de Ander Herrera para o Manchester United, do conjunto comandado por Ernesto Valverde, que procura, 16 anos depois, regressar à fase de grupos da prova.
Ao contrário de “dragões” e bascos, o Lille, de René Girard, teve de superar os suíços do Grasshopper na segunda pré-eliminatória da prova. O terceiro posicionado no campeonato francês conta com Salomon Kalou, Ryan Mendes e Divock Origi, além do internacional português sub-19 Marcos Lopes, por empréstimo do Manchester City.
Também o Standard Liège, do português Jorge Teixeira, já jogou na prova, tendo afastado os gregos do Panathinaikos, e chegam ao sorteio entre os quatro líderes da Liga belga, com duas vitórias nos dois primeiros jogos.
Os turcos do Besiktas, agora comandados por Slaven Bilic, chegaram a esta fase graças a um “hat-trick” do avançado contratado ao Chelsea Demba Ba frente ao Feyenoord, enquanto o Copenhaga foi o “carrasco” dos ucranianos do Dnipro.
Os jogos da primeira mão dos "play-off" da Liga dos Campeões estão para 19 e 20 de agosto e os da segunda para 26 e 27.
Também hoje, a partir das 12h00, Nacional e Rio Ave vão ficar a conhecer os adversários nos “play-off” da Liga Europa, cujos embates vão ser disputados a 21 e 28 de agosto.
Comentários