O Sporting despede-se esta quarta-feira da temporada 2020/2021 da I Liga - que marcou o regresso dos leões ao título, 19 anos depois - com uma receção ao Marítimo, que eliminou a equipa de Rúben Amorim da presente edição da Taça de Portugal.

Os leões chegam ao último encontro deste temporada já campeões desde a 32ª jornada. A equipa de Alvalade soma 82 pontos fruto de 25 vitórias, sete empates e apenas uma derrota: ante o Benfica, na ronda anterior, por 4-3.

Por seu lado, o Marítimo viaja até Lisboa no 13º lugar da tabela com 35 pontos: 10 vitórias, cinco empates (o último deles com o Vitória de Guimarães na última jornada) e 18 derrotas. Os madeirenses  já não podem chegar aos lugares que dão acesso à Europa, mas já estão a salvo de uma eventual descida de escalão.

Histórico de confrontos

Sporting e Marítimo já se enfrentaram 102 vezes, 81 delas para o campeonato nacional. Dessas, os leões somam 54 vitórias (67%), 13 empates (16%) e 14 derrotas (17%).

Se virmos apenas os jogos disputados no terreno dos leões, o histórico do Sporting é ainda mais favorável. Em 40 jogos em casa, a turma de Alvalade leva 30 vitórias (75%), seis empates (15%) e apenas quatro derrotas (10%).

Os leões venceram as últimas sete receções ao Marítimo, sendo que a mais recente vitória dos insulares em Alvalade para o campeonato aconteceu na 18ª jornada da temporada 2012/2013: um golo de Suk Hyun-jun aos 18 minutos deu a vitória pela margem mínima aos visitantes.

As equipas

Do lado do Sporting, Rúben Amorim não pode contar com o lateral espanhol Pedro Porro, com uma lesão muscular na coxa esquerda, com o extremo brasileiro Tabata, a recuperar de uma entorse no joelho, nem com o central marroquino Feddal, que se encontra a contas com uma tendinopatia no tendão de Aquiles esquerdo.

Em dúvida para o jogo de hoje está Tiago Tomás. O avançado, de 18 anos, falhou os encontros com Nacional, Rio Ave, Boavista e Benfica devido a uma entorse no tornozelo esquerdo, mas já regressou aos treinos, embora de forma condicionada.

Do lado do Marítimo, Joel Tagueu e Jorge Correa estão castigados devido a uma série de cartões amarelos. Rodrigo Pinho e Sassá não são opção por estarem lesionados, enquanto Charles Silva está em dúvida para a visita aos leões.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim: "É para ganhar. É um jogo muito tarde e será um jogo para alguns jogadores que jogaram menos durante a época. Eles deram-nos muitos, trabalharam de uma forma afincada, mesmo sem jogar, e ajudaram a elevar o nível. Vai estrear-se e o Tomás da equipa B também. É um jogador que fez toda a formação cá, desde o nove anos, ajudou-nos muito sempre a fazer de adversário e é uma forma de premiar o Tomás do que deve ser um jogador do Sporting. Amanhã quero que ele sinta que é campeão nacional na pele".

Arbitragem

O campeão Sporting fecha esta edição da I Liga num jogo que será dirigido por Gustavo Correia, juiz da Associação de Futebol do Porto. Esta será a primeira vez que o árbitro de 29 anos irá apitar um 'grande'.

Inácio Pereira e Luís Costa vão ser os assistentes e Bruno Rebocho o quarto árbitro. O VAR ficará a cargo de Nuno Almeida e André Campos (AVAR).