Os eSports têm sido prejudicados pelo isolamento por verem os seus principais jogos e campeonatos a serem cancelados, no que diz respeito a eventos presenciais, passando para o online as competições. Mas esse exemplo tem sido seguido por outras modalidades desportivas reais, nomeadamente o desporto motorizado como o NASCAR, Fórmula 1 e IndyCar que estão a completar o calendário da temporada em formato simulador online.
Chega a vez das corridas com veículos elétricos do campeonato da Fórmula E lançar-se no virtual, com a competição ABB Formula E Race at Home Challenge, que terá como parceira a UNICEF. Esta competição terá uma duração de nove semanas e vai incluir todas as equipas e pilotos da ABB FIA Formula E, juntamente com alguns jogadores de topo selecionados, é referido no website oficial.
A competição virtual será garantida pelo simulador rFactor 2, considerado um dos melhores do mercado, ao lado do iRacing. As provas serão realizadas todos os sábados e transmitidos nas principais plataformas de streaming e redes sociais da Fórmula E, incluindo o Twitter, onde serão apresentados mais pormenores.
As transmissões das corridas serão comentadas pelos mesmos profissionais ligados às corridas reais. Durante as provas serão recolhidos donativos que serão entregues à UNICEF para ajudar os mais necessitados durante a pandemia do COVID-19.
Há um pormenor muito interessante nas provas. Estas funcionam em formato battle royale, ou neste caso, race royale, em que em cada volta, o último classificado é eliminado até ficarem 10 pilotos em pista. Esta última volta irá depois garantir aos pilotos a pontuação mediante o lugar que cruzarem a meta final. E há um incentivo adicional para os jogadores (não os pilotos): conduzir um dos carros de competição elétricos da Fórmula E na vida real.
As provas iniciam-se este sábado, dia 18 de abril.
Comentários