A SAW volta a escrever uma página histórica do Counter-Strike português, numa prestação impressionante na IEM Cologne, a prova considerada “catedral” da modalidade na Europa. Já o facto de ter carimbado a presença em Colónia, na Alemanha, já foi um feito histórico, mas a equipa já cavalgou em direção aos playoffs, desde que se estreou na competição na última quarta-feira, dia 7 de agosto.
A Intel Extreme Masters Cologne é uma das mais importantes competições de Counter-Strike. A competição tem um prize pool de 1 milhão de dólares e as equipas vão poder arrecadar preciosos pontos para o Intel Grand Slam (7.000 pontos em disputa) e claro, o aclamado título de campeão, o segundo de uma competição EPT. A equipa vencedora do torneio também fica automaticamente qualificada para a final da BLAST Premier World deste ano e ainda para a IEM Katowice 2025.
A SAW fez parte do leque de 16 equipas que entraram na primeira fase da competição, jogando num sistema de eliminação dupla, com partidas jogadas em melhor de 1. As oito melhores equipas iriam juntar-se às restantes oito formações que foram convidadas diretamente para a fase de grupos. As equipas foram divididas em dois grupos de oito.
Antes disso, para passar a fase do Play In, a equipa precisava de duas vitórias para marcar presença no evento principal. A equipa, considerada uma das “underdogs” encontrou pela frente a TheMongolz na partida de estreia, equipa número 1 do ranking asiático. Seguiu-se a BIG, uma das melhores 20 equipas do ranking europeu. Ambos os resultados com uma vitória por 2-1, levando a equipa portuguesa à fase de grupos.
O primeiro duelo desta fase jogou-se no dia 10 de agosto, contra a G2 Esports, equipa que lidera o ranking europeu. Aquele que poderia ser a partida mais difícil do grupo, no entender da SAW foi a mais fácil, com a SAW a “cilindrar” a equipa de M0NESY por 2-0, com resultado de 13-5 em Nuke e 13-10 em Inferno. Já no domingo, dia 11, a equipa voltou a encontrar a TheMongolz, equipa que queria a desforra da partida de Play In. E começou mesmo a perder, mas a turma de MUTiRiS e companhia deram a volta e venceram a partida.
Com a última vitória, a SAW mantém-se na bracket superior, entre as seis melhores equipas que vão discutir um lugar para a fase final da competição. A partida já está marcada para a próxima terça-feira, dia 13 de agosto e vai defrontar a NAVI. Quem ganhar a partida segue diretamente para as meias-finais da competição, mas quem perder ainda tem uma nova oportunidade a partir dos quartos-de-final dos playoffs.
Os playoffs da IEM Cologne, a fase mais importante da competição e onde estão os melhores prémios a arrecadar começam na sexta-feira no dia 16 de agosto e prolongam-se até domingo, dia 18. Independentemente do próximo resultado, já ninguém retira a bandeira portuguesa dos playoffs na Lanxess Arena, em Colónia.
Em declarações após a última vitória, MUTiRiS agradeceu todo o apoio dos fãs da equipa que apoiam desde casa e disse que tinham avisado que a equipa estava a trabalhar bem. “Está aqui o resultado para aqueles que criticaram e das pessoas que gostam de colocar o trabalho dos profissionais em causa e vamos estar numa arena gigante. Respeitem os SAW”.
Comentários