Durante mais de um mês decorreu a League of Legends World Championship 2023, mais conhecida como Worlds 2023. Trata-se da principal competição oficial do MOBA organizada pela Riot Games. Este ano, a Coreia do Sul foi o palco escolhido para a competição, com a grande final a ser realizada no último domingo, dia 19 de novembro.

O torneio juntou as principais equipas do mundo, nas suas diferentes fases. Mas a vitória ficou para a equipa da “casa”, a T1, liderado por um dos melhores jogadores de League of Legends, Lee “Faker” Sang-hyeok. A formação derrotou a Weibo Gaming na grande final por 3-0, um resultado que não deixa qualquer margem de contestação à superioridade da T1. A vitória garantiu um prémio monetário de 445 mil dólares, enquanto a equipa vencida arrecadou 333.750 dólares. O prizel pool total da competição foi de 2 milhões e 225 mil dólares.

Com transmissão simultânea para todo o mundo nas plataformas YouTube e Twitch, a grande final do Worlds 2023, que se realizou no Gocheok Sky Dome em Seoul, bateu recordes de assistência, tendo atingindo um pico de 6,4 milhões de visualizações em simultâneo, segundo a Esports Charts. Este número bateu o recorde do Free Fire World Series 2021, que tinha registado 5,4 milhões de visualizações simultâneas. Na edição anterior, o Worlds 2022, o torneio teve um pico de 5,1 milhões de pessoas a assistir.

Na antecipação da grande final, a Riot Games realiza uma cerimónia de encerramento, anunciando uma nova personagem (Champion) para o League of Legends. A nova personagem chama-se Hwei, um feiticeiro desenhado para jogar na “mid lane”.

A vitória da T1 mereceu uma declaração do Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, a dar os parabéns e a prometer dar mais suporte à indústria de gaming sul-coreana. Na carta partilhada à equipa, salienta também as quatro medalhas que o país ganhou durante os Asian Games, no qual os eSports foram considerados desportos oficiais pela primeira vez.