O Celtic desperdiçou hoje a possibilidade de reforçar a liderança da Liga escocesa de futebol, ao ceder o empate 3-3 diante do rival Rangers aos 90+3 minutos, num ‘frenético’ dérbi de ‘Old Firm’ da 32.ª jornada.

No Estádio Ibrox, casa do Rangers, foram os ‘católicos’ a inaugurar o marcador logo no primeiro minuto, mais concretamente aos 23 segundos, pelo japonês Daizen Maeda, antigo jogador do Marítimo, antes de o dinamarquês Matt O'Riley dilatar a vantagem, aos 34, de grande penalidade.

Os ‘protestantes’ reduziram no segundo tempo, pelo capitão James Tavernier, aos 55 minutos, num castigo máximo, e repuseram a igualdade através do senegalês Abdallah Sima, aos 86, só que o Celtic recolocou-se na frente logo a seguir, aos 88, por Adam Idah, após uma assistência do médio português Paulo Bernardo, que tinha entrado em campo há poucos minutos.

Quando tudo apontava para um triunfo da formação comandada por Brendan Rodgers, o Rangers ainda foi a tempo de resgatar o empate nos descontos, com um golo do galês Rabbi Matondo.

Com uma jornada para o fim da primeira fase, o bicampeão Celtic segue na liderança da Premiership escocesa, com 75 pontos, apenas mais um do que o Rangers (74), segundo, que tem menos uma partida disputada.