
A FIFA está a ponderar alterações à regra das grandes penalidades e que poderão ser postas em prática já no Campeonato do Mundo de 2026.
Segundo o jornal inglês 'The Sun' a proposta em análise impede o marcador do penálti de usufruir de recarga em caso de defesa do guarda-redes ou da bola ser devolvida pelos postes, criando um cenário igual ao do desempate por grandes penalidades.
De acordo com a mesma fonte, a sugestão é da autoria de Arséne Wenger, atual Diretor de Desenvolvimento Global do Futebol da FIFA.
O antigo treinador acredita que quem vai marcar a grande penalidade já tem grande vantagem sobre os demais; para além disso, Wenger defende também que a implementação desta medida irá acabar com as repetições de penáltis devido a invasão da área por outros jogadores.
Para além das grandes penalidades, existe também uma proposta para aumentar o raio de ação do VAR. Para além do protocolo atual, a proposta permitirá intervenção em casos de vermelhos por duplo amarelo ou cantos mal assinalados.
Comentários