Os caminhos de Portugal e República Checa voltam a cruzar-se em Europeus. Depois de 1996 e 2008, as duas seleções repetem um duelo até agora pleno de equilíbrio. Se no Euro96, em Inglaterra, os checos saíram a sorrir com um golo de Poborsky nos quartos de final, em 2008, na Suíça, foi Portugal a fazer a festa com uma vitória por 3-1.
A recordação desse triunfo permanece bem viva no seio da equipa das quinas, já que cinco dos jogadores hoje às ordens de Paulo Bento fizeram parte das escolhas de Luiz Felipe Scolari nessa partida. Pepe, João Moutinho e Cristiano Ronaldo estiveram no onze inicial, feito que deverão repetir esta noite (19h45), no Estádio de Varsóvia.
A juntar-se a este trio estão ainda Hugo Almeida e Ricardo Quaresma, que foram suplentes utilizados nessa partida. Aliás, Ronaldo e Ricardo Quaresma inscreveram mesmo o seu nome na ficha dos marcadores, tendo o outro golo sido apontado por Deco.
Do lado dos checos, a renovação na seleção foi bem maior e resistem apenas três jogadores dos que marcaram presença na derrota de 2008. O guardião Petr Cech, o médio Plasil e o avançado Milan Baros foram titulares nesse jogo e podem hoje reencontrar a Seleção Nacional num Europeu.
Portugal e República Checa medem forças esta noite, às 19h45, por um lugar nas meias-finais do Euro2012.
Comentários