As portas do estádio da Vila Belmiro, em Santos, Brasil, abriram por volta das 13 horas (Portugal continental) para que adeptos e admiradores se possam despedir de Edson Arantes do Nascimento, conhecido por Pelé, que morreu na quinta-feira, aos 82 anos.
Os adeptos do Santos e admiradores do antigo futebolista tiveram acesso ao relvado, onde estão montadas duas estruturas, uma para receber familiares, amigos e onde está o caixão aberto de Pelé, que foi embalsamado, e outra para receber autoridades. Existe ainda uma fila para que o público possa ver Pelé para uma breve despedida.
Veja as imagens
O cortejo fúnebre passará em frente à casa da mãe centenária de Pelé, Celestes Arantes, que não foi informada da morte do filho, de acordo com Maria Lúcia do Nascimento, uma das irmãs do antigo futebolista.
Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro no naquele hospital para tratamento de quimioterapia a um tumor no cólon e tratamento de infeção respiratória, e o seu estado de saúde agravou-se.
Pelé, nascido a 23 de outubro de 1940 na cidade Três Corações, em Minas Gerais, foi o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, marcou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira e jogou pelo clube brasileiro Santos e pelo Cosmos, dos Estados Unidos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998, e eleito o desportista do século pelo Comité Olímpico internacional (1999) e futebolista do século pela FIFA (2000).
Comentários