O Corinthians anunciou esta última segunda-feira a contratação do treinador Vanderlei Luxemburgo, após a polémica e fugaz passagem de Cuca.

O ex-treinador da seleção brasileira e do Real Madrid assinou contrato até 31 de dezembro de 2023, informou o Timão em comunicado.

Luxemburgo, de 70 anos, tem a missão de apaziguar o ambiente no emblema paulista, em turbulência após a passagem de apenas uma semana de Cuca.

O anterior treinador pediu demissão na sexta-feira depois da pressão de adeptos, da imprensa e da equipa feminina do clube por ter sido condenado por um crime sexual contra uma menor de 13 anos, em 1987.

A crise na contratação do ex-técnico do Atlético-MG agravou a instabilidade recente do Corinthians, que este ano já teve três líderes de balneário (Fernando Lázaro, Cuca e agora Luxemburgo).

Com dificuldades financeiras, o Timão optou por um experiente treinador que teve duas passagens anteriores de sucesso pelo clube: em 1998, quando conquistou o bicampeonato brasileiro, e em 2001 quando venceu o Campeonato Paulista.

De referir que Luxemburgo venceu a Copa América com a seleção brasileira no Paraguai, em 1999.

A última equipa que orientou foi o Cruzeiro, a quem o técnico salvou da despromoção para a terceira divisão em 2021.

'Luxa' treinou o Corinthians nesta segunda-feira, dois dias depois de perder o clássico paulista por 2 a 1 para o Palmeiras, resultado que o deixou em zona de despromoção, com três pontos em três jogos.

Além do campeonato brasileiro, o clube Paulista disputa a fase de grupos da Libertadores (é atualmente segundo classificado do Grupo E, com três pontos em dois jogos) e os oitavos de final da Taça do Brasil.

Luxemburgo estreia-se esta terça-feira em jogo da Libertadores contra o Independiente del Valle, em São Paulo.