O Mindelense, campeão em título, recebe no sábado a estreante em finais Académica do Fogo na primeira mão de uma final inédita do campeonato cabo-verdiano de futebol.
Para chegar a esta fase decisiva da maior competição de clubes do futebol cabo-verdiano, o Mindelense eliminou nas meias-finais outra Académica, a do Porto Novo, após empate a zero na casa do adversário e um esclarecedor 3-0 no Mindelo.
Por sua vez, a "Micá" do Fogo eliminou o sempre candidato ao título Sporting da Praia, com dois empates, 0-0 em casa e 2-2 fora, beneficiando do maior número de golos marcados fora de portas para chegar à final pela primeira vez na sua história.
Antes, as duas finalistas integraram o Grupo B, juntamente com Académica da Boavista, Académica do Maio, Verdun do Sal e Atlético de São Nicolau, em que a única derrota do Mindelense ocorreu precisamente frente à Académica do Fogo (2-1).
O Mindelense terminou no primeiro lugar com 12 pontos, fruto das restantes quatro vitórias: 4-0 à Académica da Boavista e 1-0 frente Atlético de São Nicolau, Académica do Maio e Verdun do Sal.
Já os campeões regionais do Fogo, além do triunfo caseiro frente ao campeão em título, obtiveram mais duas vitórias (2-0 à Académica da Boavista e 3-0 à Académica do Maio) e dois empates (2-2 frente ao Verdun e 1-1 com o Atlético de São Nicolau).
Em termos de golos, os dois finalistas são os mais concretizadores da prova, ambos com 12 tentos apontados em sete jogos realizados, mas o Mindelense tem a defesa menos batida, com dois golos consentidos, contra seis do oponente da final.
Enquanto o Mindelense ainda não sofreu qualquer golo nos quatro jogos realizados em sua casa, a Académica do Fogo marcou em todos os quatro encontros que disputou fora de portas e é, a par do já eliminado Sporting da Praia, a única equipa que ainda não perdeu na competição.
O Mindelense, uma das equipas com mais história no panorama desportivo cabo-verdiano, procura o 16.º título nacional e o segundo consecutivo, após a vitória do ano passado frente à Académica do Porto Novo.
Já a Académica do Fogo estreia-se em finais e espera fazer um bom resultado no jogo da primeira mão, a disputar sábado às 16h00 locais (18h00 em Portugal), para depois decidir o título na finalíssima que se disputa na semana seguinte no seu estádio, em São Filipe.
Para a primeira mão da final, o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) nomeou um trio de arbitragem da região desportiva de Santiago Sul, liderado por Aristides Rodrigues, que será auxiliado por Carla Caetano e Isaías Barros.
Comentários