As equipas do Mindelense e do Batuque mantém-se isoladas no topo da tabela classificativa da Taça Associação, com os mesmos 13 pontos, no momento que para trás ficaram cinco das sete jornadas que enformam a competição.
No último fim-de-semana, com efeito, ambas as formações disputaram os respectivos jogos da 5ª e antepenúltima jornada no domingo, com Mindelense a entrar em campo em primeiro lugar e derrotar o Farense por 1-0, para logo de seguida, na vez do Batuque, no jogo que encerrou a ronda, esta equipa vencer a Académica do Mindelo por 2-1.
Até o fim da prova, o Mindelense, em teoria, tem o calendário mais difícil pois defronta, já no próximo sábado o Derby, terceiro classificado, com 12 pontos, e na última jornada recebe o Salamansa, último classificado.
Ao Batuque, por seu lado, resta defrontar o Ribeira Bote, quinto da tabela, com seis pontos, já na próxima jornada, e o Falcões do Norte, quarto classificado, com sete pontos, na última jornada.
Quem também está atento e a aguardar por um deslize dos líderes é o Futebol Clube Derby, terceiro classificado, com 12 pontos, a um, portanto, do duo da liderança, e que derrotou o Ribeira Bote por 2-1, na jornada passada.
Destaque da 5ª jornada ainda para os Falcões do Norte que alcançaram o resultado mais desnivelado da ronda com os 3-0 que aplicaram ao Salamansa.
Quadro completo dos resultados da 5ª jornada:
Derby 2 - Ribeira Bote 1; Falcões do Norte 3 - Salamansa 0; Mindelense 1 - Farense 0 e Académica 1 - Batuque 2.
Eis, então, a classificação, a duas jornadas do fim da Taça Associação: Mindelense e Batuque continuam lado-a-lado na liderança, agora com os mesmos 13 pontos, seguidos de Derby com 12, Falcões do Norte com sete pontos, Ribeira Bote e Académica, ambas com seis pontos, e, na cauda da tabela, Salamansa e Farense, que continuam sem pontuar.
A próxima jornada, a 6ª e penúltima, tem o seguinte quadro de jogos:
Farense – Salamansa (14:00) e Mindelense – Derby (16:00), no sábado, 03 de Dezembro, e Falcões do Norte – Académica (14:00) e Ribeira Bote – Batuque (16:00), no domingo, 04 de Dezembro.
A Taça Associação da 1ª divisão, ex-Torneio de Abertura, é disputada pelos oito clubes da 1ª divisão no sistema todos contra todos a uma mão, em sete jornadas.
Esta é a quarta prova futebolística deste início de época em São Vicente, após a Supertaça, Taça dos Campeões e Taça Cidade do Mindelo, todas, curiosamente, conquistadas pelo Clube Sportivo Mindelense, tetra campeão de Cabo Verde.
As três provas fazem parte do calendário oficial da Associação de Futebol de São Vicente, o qual será cumprido ao logo de seis meses, de Outubro do corrente ano a Abril de 2017, que engloba ainda a Taça São Vicente e o campeonato regional, para além de provas nos escalões de formação e futebol feminino.
O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar-se em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro, com os jogos Ribeira Bote – Derby, Falcões do Norte – Batuque, Salamansa – Académica e Farense – Mindelense.
A Taça São Vicente, por sua vez, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, será disputada de 20 de Janeiro de 2017 a 30 de Abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, meias-finais e final.
A primeira eliminatória, distribuída por três dias (20, 21 e 22 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos: Amarante (2ª divisão) – Académica; Farense – Mindelense; Batuque – Calhau (2ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Derby; Salamansa – Ribeira Bote; São Pedro (2ª divisão) – Falcões do Norte e Corinthians (2ª divisão) – Ponta de Pom (2ª divisão).
Os vencedores disputam a segunda eliminatória, dias 18 e 19 de Fevereiro, seguindo-se as meias-finais, dias 18 e 19 de Abril, e a final a 29 de Abril.
As provas da 2ª divisão estão calendarizadas para o fim-de-semana 29 e 30 de Outubro, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro.
Comentários