A Federação Líbia de Futebol (LFF) afirmou que a Nigéria é a responsável pelo adiamento do jogo correspondente ao Grupo D da fase de qualificação para a CAN 2025.

A LFF sublinha que o incidente que acabou por levar a seleção nigeriana a regressar a casa depois de largas horas sem poder sair do aeroporto não foi propositado e que insistiu para que esta fosse compreensiva perante a situação, o que acabou por não acontecer. A LFF lembra que os jogadores líbios também tiveram dificuldades na viagem até à Nigéria, na semana passada.

A Confederação Africana de Futebol explicou, entretanto, que o caso foi encaminhado para o Comité Disciplinar, e a LFF afirma, em comunicado, que reprova as atitudes da Federação Nigeriana de Futebol e que pretende avançar com medidas legais que possam proteger os interesses da sua seleção nacional.

"A Federação Líbia de Futebol pede desculpas aos adeptos líbios e a todos os organizadores do jogo devido à confusão causada pela Federação Nigeriana de Futebol, que levou à não realização do jogo", lê-se no referido comunicado.

Recorde-se que a Federação Líbia de Futebol já se tinha queixado anteriormente do tratamento recebido pelos jogadores e dirigentes na chegada à Nigéria, na semana passada. Depois disso, o caso agudizou-se devido ao facto de a seleção nigeriana ter ficado retida num aeroporto na Líbia durante mais de 15 horas, acusando as autoridades líbias de decisões intencionais e inaceitáveis.