O Sporting está cada vez mais próximo de fazer um encaixe financeiro significativo com Fatawu Issahaku, extremo emprestado esta temporada ao Leicester. Isto porque, segundo o acordo entre os clubes, os 'foxes' acionam a cláusula de compra obrigatória sobre o jogador, caso a equipa suba à Premier League, ou caso Fatawu jogue 60 porcento dos jogos.

Acontece que, cada um destes cenários tem uma probabilidade muito elevada de acontecer. Por um lado o Leicester lidera destacado o Championship com 72 pontos em 30 jogos, mais onze que o Southampton, segundo classificado, faltando dezasseis jornadas para o final da prova.

Por outro lado, Fatawu já participou em 25 dos 35 jogos oficiais do Leicester esta época, ou seja, 71 porcento dos encontros. Até final da temporada, o clube inglês poderá ter, num improvável cenário em que não suba à Premier League, um total de 55 jogos realizados, isto caso chegue à final da Taça de Inglaterra e acabe o Championship algures entre o terceiro e o sexto lugar, já que assim teria de jogar nos 'playoffs' de acesso ao primeiro escalão.

Nesse cenário, 60 por cento das partidas (valor que 'obriga' automaticamente os 'foxes' a comprar Fatawu), resumem-se a 33 jogos, mais oito dos que o extremo tem disputados nesta altura.

Assim sendo, e mais do que provável que o Leicester acabe mesmo por contratar Fatawu a título definitivo, negócio que deixará 17 milhões de euros nos cofres do Sporting, isto depois dos leões terem pago 1,2 milhões pelo jogador ao Steadfast, do Gana, em 2022.