A Conmebol anunciou este sábado a suspensão do treinador Marcelo Gallardo por quatro partidas e confirmou que River Plate e Boca Juniors vão disputar a final histórica na Copa Libertadores.

A final inédita entre os rivais argentinos será disputada após a rejeição da Conmebol de uma queixa formal do Grémio contra o River Plate, em que o emblema de Porto Alegre alegava que Gallardo não tinha cumprido um castigo ao ter contacto com os seus jogadores ao intervalo do jogo da segunda mão das meias-finais da Copa Libertadores.

Os jogos da final da Copa Libertadores estão agendados para 10 de novembro na Estádio La Bombonera e a 24 de novembro no Monumental de Buenos Aires.

Numa decisão que levou horas a ser tomada, o Tribunal Disciplinar da Conmebol decidiu "rejeitar a queixa apresentada pelo Grémio", bem como suspender Gallardo por quatro jogos e aplicar uma multa de cerca de 43 mil euros (50 mil dólares).

Segundo a resolução, no primeiro dos quatros jogos envolvendo a punição (primeiro jogo da final), Gallardo não poderá entrar no Estádio La Bombonera.O técnico do River desrespeitou uma suspensão que lhe havia sido imposta pela Conmebol depois da sua equipa ter atrasado o regresso ao relvado na partida da primeira mão das meias-finais, em Buenos Aires, após o intervalo do jogo.