Depois de anunciar a lista de convocados para os próximos compromissos de Portugal, composta por 26 jogadores, o selecionador nacional, Roberto Martínez, explicou as novidades da sua convocatória a a ausência de alguns jogadores.

Paulinho e Pedro Gonçalves de fora: "Com certeza, a lista não deixa ninguém de fora. Os jogadores que mencionou estão na pré-lista. Tal como Bruma, que substitui o Pedro Neto, é uma questão de perfil de jogador, daquilo que queremos fazer taticamente e do que precisamos de fazer contra o adversário, o que dá uma oportunidade a um ou outro jogadores. Jogadores como William Carvalho, Trincão, Pote, Nuno Santos, João Mário... Estão a jogar muito bem, mas têm de esperar por uma oportunidade e estar preparados. A porta da seleção nunca, nunca está fechada."

O que falta a Pedro Gonçalves para ser chamado: "Marcou dois golos [contra o Raków], é o jogador mais importante do Sporting, mas tenho uma escolha de jogadores que pisam os mesmos terrenos e uma concorrência. O Pote está fazer tudo. Tem nível para jogar na seleção, é questão de esperar pela oportunidade."

Bruma e Matheus Nunes chamados: "O Bruma é um jogador que estamos a acompanhar desde janeiro. É um jogador que cresceu muito, na época passada. Agora, tem experiência na Liga dos Campeões, tem um papel importante e tem perfil. Perdemos o Pedro Neto, o jogador que está nesta convocatória que dá o que Pedro Neto dá é o Bruma... O Bruma mereceu estar na pré-lista, e, agora, tem uma oportunidade. O Danilo Pereira está fora, lesionado, o que dá uma oportunidade a outro jogador, de perfil diferente, e o Matheus Nunes esteve no primeiro estágio. É diferente de outros médios e está num patamar diferente. Está num balneário que ganhou tudo, na época passada. Está a jogar, foi titular contra o Young Boys e pode acrescentar valências diferentes. Não é uma questão de não escolher um jogador, é questão de escolher outros.

Pepe também de regresso: "É importante ir passo a passo. O Pepe teve um impacto muito grande no estágio. É um jogador com um profissionalismo exemplar e tem uma experiência muito importante. Agora, merece estar na seleção. O próximo objetivo do Pepe e o nosso é estar bem para estes dois jogos. Depois, podemos avaliar isso, passo a passo, mas é uma boa notícia ter a experiência e o profissionalismo do Pepe. Gostei muito do último estágio em que o Pepe esteve aqui."

José Sá e Toti Gomes novamente chamados, mas ainda não se estrearam: "Na seleção, cada jogador é importante. Quando estão no relvado, são mais importantes, porque podem afetar o resultado final. Para nós, o que o Toti Gomes e o José Sá estão a fazer é muito importante. Merecem ter a estreia neste estágio."