Portugal entrou da melhor forma o Europeu de sub-17 de futebol, ao golear a Escócia por 5-1, na primeira ronda do Grupo D. Os jovens lusos venciam por 3-0 ao intervalo.

A partida iniciou-se numa toada de estudo mútuo entre as suas equipas, sem arriscarem, mas a seleção portuguesa marcou na primeira oportunidade de que dispôs, logo aos oito minutos, por Ivan Lima, após um cruzamento do lateral esquerdo Leonardo Barroso para o ponta de lança José Dinis Rodrigues, que falhou o ‘pontapé de bicicleta’, com a bola a sobrar para o autor do golo na entrada da pequena área.

A seleção portuguesa soltou-se com o golo e só não aumentou a vantagem por precipitação na finalização, primeiro por Ivan Lima, a falhar o ‘bis’, e depois por Dinis Rodrigues, em boa posição, a falhar o alvo por muito pouco.

A dominar completamente o encontro no Estádio Lod, os jovens sub-17 de Portugal ampliaram a contagem aos 26 minutos por José Rodrigues. O lance nasce de mais uma iniciativa de Ivan Lima, que entrou pela esquerda e centrou para o avançado do SC Braga desviar para o 2-0.

Sem qualquer capacidade para reagir, a Escócia era presa fácil para Portugal. O 3-0 não demorou e apareceu aos 37 minutos por João Veloso, médio que joga no Benfica, na transformação de uma grande penalidade. O lance nasce de um corte com a mão de Jack Kingdon, prontamente assinalado pelo árbitro.

Com o 3-0 no marcador e a facilidade com que dominava o jogo, Portugal relaxou no jogo. Aproveitou a Escócia para reduzir aos 62 minutos, num belo trabalho de Mackenzie, que entrou na área e rematou de pé direito para o fundo da baliza de Diogo Fernandes.

O técnico Rui Bento, em substituição de José Lima que está a recuperar da COVID-19, tentou dar frescura à equipa com as entradas de Mendonça e Vivaldo Semedo nos lugares de João Veloso e José Rodrigues.

Portugal voltou a crescer e fez o 4-1 aos 69 minutos, por Afonso Moreira. Na sequência de um canto da Escócia, o avançado foi lançado, isolou-se desde o seu meio-campo e correu para a baliza para bater o guardião Pazikas com um remate colocado. 4-1 para Portugal.

A goleada avolumou-se aos 73 por Rodrigo Ribeiro, jovem que já se estrou no Sporting na Champions e nas provas nacionais. João Conceição lançou o avançado que, com um pequeno chapéu, picou a bola sobre Pazikas e fez o quinto golo de Portugal.

No outro jogo do grupo, a Suécia venceu a Dinamarca por 2-1.

Com este triunfo, Portugal lidera o Grupo D com três pontos, os mesmos da Suécia. No próximo jogo, a seleção portuguesa vai enfrentar os suecos, em partida agendada para sexta-feira. De referir que o selecionador José Lima já estará no banco nessa partida, recuperado da infeção por covid-19.

Ficha de jogo

Onze de Portugal: Diogo Fernandes; João Conceição, Muniz, Diogo Monteiro e Barroso; Dário Essugo, João Veloso e Ussumane Djaló; Afonso Moreira, José Rodrigues e Ivan Lima.

Suplentes de Portugal: Francisco Silva; Luis Gomes, Martim Fernandes, Mendonça, Rafael Luís, João Gonçalves, Tiago Andrade, Vivaldo Semedo e Rodrigo Ribeiro,

Onze da Escócia: Pazikas; Kingdon, MacKenzie, Greig Allen e McArthur; Rice, Jackson e Reid; Moore, Wilson e O' Donnel.

Suplentes da Escócia: Mahady; Bruce, Lennon Miller, Lobban, Cooper, Dede, Laidlaw, MacLeod e Booby Wales.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.