A Ucrânia perdeu por goleada com a Polónia nas escolhas das 16 equipas que estarão no Euro2012 de futebol, já que apenas a seleção da casa, a França e a Suécia vão ter “quartéis-generais” em solo ucraniano durante a competição.

Além de Portugal, que vai ficar em Opalenica, nos arredores de Poznan, também as outras equipas do Grupo B, cujos jogos vão ser disputados nas cidades ucranianas de Lviv e Kharkiv, vão permanecer na Polónia, disse hoje à agência Lusa uma fonte oficial da UEFA.

A Alemanha, primeira adversária da seleção lusa, optou por Gdansk, tal como a Dinamarca, que defronta Portugal no segundo jogo, enquanto a Holanda escolheu Cracóvia.

Da outra “poule” sedeada na Ucrânia, o Grupo D, só a Inglaterra preferiu permanecer na Polónia, em Cracóvia, enquanto a anfitriã vai preparar os jogos em Kiev, tal como a Suécia, enquanto a França decidiu utilizar o luxuoso centro de treinos do Shakhtar, em Donetsk.

No Grupo A, a seleção grega, comandada pelo português Fernando Santos, que vai jogar em Varsóvia e Wroclaw, permanecerá na capital polaca, juntamente com a anfitriã Polónia.

A República Checa treinará em Wroclaw e a Rússia pretende concentrar-se em Varsóvia, mas ainda não confirmou a localização definitiva, devido a um impasse com as negociações para treinar no estádio do Legia, adversário do Sporting nos 16 avos da Liga Europa.

Também a Croácia ainda não confirmou o seu “quartel-general”, sabendo-se apenas que pretende permanecer na Polónia, onde as adversárias do Grupo C já têm locais marcados, casos da Espanha, detentora do troféu e campeã do Mundo, e da República da Irlanda em Gdansk, e da Itália em Cracóvia.

O Euro2012 vai ser disputado de 08 de junho a 01 de julho, em oito cidades da Polónia e da Ucrânia, quatro cada. O jogo inaugural, que vai opor a Polónia à Grécia, vai ser disputado no Estádio Nacional de Varsóvia e a final no Estádio Olímpico de Kiev.