Fernando Santos fez esta terça-feira a antevisão da meia-final do Euro2016 entre Portugal e País de Gales, com o selecionador nacional a elogiar o adversário do jogo desta quarta-feira e a destacar a importância do papel de Cristiano Ronaldo ao longo deste Campeonato da Europa.
"Estou convencido de que o Cristiano se vai manter focado no coletivo. Tem estado de forma inexcedível. O Cristiano está ao nível de todos os outros na ambição e no sentido de que a equipa chegue a Paris e depois lute por algo mais", afirmou o técnico da equipa das quinas, em conferência de imprensa realizada esta tarde no Stade de Lyon.
Por outro lado, Fernando Santos recusou transformar este Portugal-País de Gales num duelo entre Cristiano Ronaldo e Gareth Bale e escusou comentar o impacto que o resultado pode ter na disputa da Bola de Ouro: "Todos os jogadores das duas equipas vão estar empenhados em chegar à final. A gente não vai disputar nenhuma Bola de Ouro aqui, vamos disputar o acesso à final do Europeu".
Já sobre a qualidade da seleção do País de Gales, o selecionador nacional exaltou a performance dos galeses neste Euro2016 para vincar a dificuldade do jogo de amanhã. "Gales tem feito um campeonato fantástico. Num dos grupos mais equilibrados ficou em primeiro lugar e ganhou a um dos principais favoritos do Europeu, a Bélgica. Chris Coleman é um excelente treinador e está a fazer o jogo dele [ao dar o favoritismo a Portugal]. Acho que é um jogo entre duas equipas enormes e acredito que Portugal vai ganhar", frisou.
Reconhecendo a importância do jogo desta quarta-feira em Lyon, Fernando Santos deixou a garantia de conhecer bem o oponente. "Estudámos o País de Gales, como todas as equipas. Tem uma forma de jogar diferente, quer na sua estratégia, quer na forma como aborda os momentos ofensivos e defensivos. Um dos treinadores que me marcou muito na carreira foi Jimmy Hagan, que mostrou a qualidade da escola inglesa. E Gales tem tudo isso. Procurámos analisar bem para encontrar a estratégia certa", explicou.
"Cada um escreve a sua história. A história é sempre importante para os povos, para as pessoas, para nos trazer mais força, mas o que queremos é escrever história. Trouxemos um propósito para este Europeu e queremos dar esse passo. Estamos confiantes, mas convencidos de que, com a mesma humildade, vamos conseguir chegar à final de Paris", sentenciou.
O desafio entre Portugal e País de Gales está marcado para esta quarta-feira, às 21h00 (20h00 em Portugal continental), no Stade de Lyon.
Comentários