A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse esta segunda-feira ter recebido da UEFA a confirmação da realização em Zenica do jogo com a Bósnia-Herzegovina, de apuramento para o Euro2012, esperando durante a semana um relatório mais detalhado do organismo.
«A Federação recebeu uma comunicação lacónica da UEFA a dizer que, de facto, o jogo vai ser em Zenica e que durante esta semana irá produzir um relatório mais detalhado sobre as questões que a Federação Portuguesa levantou”» disse à agência Lusa o diretor desportivo da FPF, Carlos Godinho.
Portugal disputa o jogo da primeira mão do “playoff” de apuramento para o Euro2012 com a Bósnia-Herzegovina, a 11 de novembro, no mesmo local em que decidiu o apuramento para o Mundial2010 e que na ocasião desagradou aos portugueses.
A FPF fez saber junto da UEFA quais eram as suas preocupações, lembrando que o jogo de há dois anos em Zenica, então sob a responsabilidade da FIFA, tinha trazido uma série de problemas graves.
«O que nós fizemos foi um levantar de questões, nomeadamente sobre a qualidade da relva do recinto que era, de facto, muito má, e outras questões relacionadas com a segurança e a tranquilidade, não só da equipa, mas da comunicação social e dos adeptos, atendendo ao que vivemos em 2009», acrescentou Carlos Godinho.
O dirigente da FPF esclareceu também que em nenhum ponto foi solicitado que a UEFA mudasse o local de jogo, mas que existiu apenas «um levantar de questões» face à má experiência de 2009.
Carlos Godinho recordou que se tratava apenas de um jogo de futebol e que a FPF não quer que se repita o que aconteceu, numa eliminatória que Portugal viria a vencer (vitórias nos dois jogos por 1-0), mas na qual não se livrou de um clima intimidatório.
«Os jornalistas foram intimidados, os atletas foram intimidados e não tiveram sossego horas antes do jogo [com mais de mil adeptos em tom agressivo junto ao hotel]. Acrescentando a todo esse conjunto de situações a questão da péssima qualidade do relvado», afirmou.
Portugal visita Zenica a 11 de novembro, recebendo quatro dias depois a Bósnia-Herzegovina, no Estádio da Luz, em Lisboa.
Comentários