A Inglaterra está nos quartos de final do Euro2020. Os ingleses bateram a Alemanha por 2-0 em Wembley e vão defrontar o vencedor do Suécia-Ucrânia na próxima fase, num encontro marcado para sábado, pelas 21h00 locais (20h00 em Lisboa), no Estádio Olímpico de Roma, em Itália. Sterling e Kane fizeram os tentos dos ingleses.
No Estádio Wembley, em Londres, a vantagem era dos ingleses, que jogavam em casa, perante 40 mil a apoiar. O jogo colocava frente a frente dois antigos campeões mundiais, com a Inglaterra a chegar aos ‘oitavos’ como vencedora do grupo D, e a Alemanha na qualidade de segunda colocada no grupo F, que integrou Portugal.
Para este jogo, o selecionador inglês, Gareth Southgate, deixou de fora Phil Foden e Grealish em relação ao último jogo e deu a titularidade ao lateral Trippier, voltando assim a uma defesa de cinco elementos. Do lado da Alemanha, Joachim Low colocou Goretzka ao lado de Toni Kroos no meio-campo, relegando Gundogan para o banco, e ainda Timo Werner no posto de Gnabry.
Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens
Apesar de jogar em casa, com o apoio dos adeptos, a Inglaterra tinha de ultrassar a barreira mental dos últimos três jogos com os germânicos em partidas a eliminar, que resultaram em outras tantas derrotas: oitavos de final do Mundial2010, meias-finais do Euro1996 e meias-finais do Mundial1990.
A Inglaterra entrou melhor e, depois de dois sinais de Havertz e Goretzka, tomou conta do encontro e criou vários lances de perigo. Aos 16 minutos, Sterling encheu o pé e obrigou Neuer a grande defesa. Na sequência do canto, Maguire ganhou nas alturas mas não conseguiu dar a melhor direção à bola. O central inglês voltou a evidenciar-se aos 28 minutos, em novo lance aéreo mas o seu cabeceamento não teve o melhor desfecho.
A Alemanha, que perdeu com a França, venceu Portugal e empatou com a Hungria na fase de grupos, tinha dificuldades em impor o seu jogo. Apenas em contra-ataque criava perigo. Aos 32 minutos, Pickford saiu rápido da baliza para travar o remate de Werner, após grande passe de Havertz.
Antes do intervalo, a Inglaterra podia ter marcado por Harry Kane mas, depois de passar por Neuer, apareceu Hummels a fazer um corte fantástico, impedindo o primeiro golo do avançado do Tottenham na prova.
Veja o resumo do jogo!
A Inglaterra acabava assim melhor no primeiro tempo mas a Alemanha reagiu e tomou conta do jogo nos minutos iniciais do segundo tempo. Começou logo aos 49 minutos, com uma defesa fantástica de Pickford, a dar uma palmada na bola após remarte fortíssimo de Havertz, num lance que nasce em Gosens.
Apesar da melhoria, os germânicos não conseguiam traduzir o domínio em golo. E seria a Inglaterra a marcar, aos 73 minutos, por Raheem Sterling, o único a marcar os golos dos ingleses na prova até então. Sterling conduziu pela direita, entrou pelo meio, serviu Grealish (entrou no lugar de Saka) que abriu em Luke Shaw. O centro de primeira do lateral encotrou Sterling sozinho na pequena área, para encostar para o 1-0.
Depois de marcar, Sterling podia ter borrado a pintura aos 82 minutos. Fez um mau passe, a bola foi ter com Mueller que, isolado perante Pickford, rematou para fora.
Um falhanço castigado da melhor forma pela Inglaterra, no primeiro golo de Harry Kane no Euro2020. O lance nasce de uma recuperação de bola a meio campo por Luke Shaw, o lateral conduziu até a área, deixou em Grealish que centrou para o desvio de cabeça de Kane para o 2-0, aos 86 minutos.
Os germânicos tentaram reagir nos minutos finais, mais com o coração do que com a cabeça, mas sem sucesso.
Nos quartos de final a Inglaterra vai defrontar o vencedor do Suécia-Ucrânia, que se joga ainda esta terça-feira.
A a Alemanha, quatro vezes campeã mundial (1954, 1974, 1990 e 2014) e três vezes campeã europeia (1972, 1980 e 1996), sai de cena do Euro2020 logo nos oitavos de final, numa prova onde só conseguiu vencer Portugal: sai com uma vitória, um empate e duas derrotas.
Com este triunfo, a Inglaterra passa a ter mais uma vitória que a Alemanha nos duelos entre ambos em jogos oficiais, depois de terem entrado para o jogo com 13 vitórias para cada lado e seis empates, o último dos quais no derradeiro confronto, num particular em 2017, também em Wembley, que terminou sem golos.
Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens
Ficha de jogo
Jogo no Estádio de Wembley, em Londres.
Inglaterra - Alemanha, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Raheem Sterling, 75 minutos.
2-0, Harry Kane, 86.
Equipas:
- Inglaterra: Pickford, Walker, Maguire, Stones, Trippier, Phillips, Rice (Henderson, 88), Shaw, Saka (Grealish, 69), Sterling e Kane.
Selecionador: Gareth Southgate.
- Alemanha: Neuer, Ginter (Can, 87), Hummels, Rüdiger, Kimmich, Goretzka, Kroos, Gosens (Sane, 87), Havertz, Müller (Musiala, 90+2) e Werner (Gnabry, 68).
Selecionador: Joachim Löw.
Árbitro: Danny Makkelie (Países Baixos).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rice (08), Ginter (25), Phillips (45), Gosens (72) e Maguire (77).
Assistência: Cerca de 40.000 espetadores.
Comentários