A seleção italiana é sempre uma das favoritas a vencer qualquer competição, fruto dos seus quatro títulos mundiais, o que a coloca na segunda posição, só atrás do Brasil, com mais títulos. Mas já na Europa, só contabiliza um título (1968) e uma final perdida, em 2000, para a França.
Esta tarde, a squadra azzurra defronta um adversário teoricamente inferior, mas que goleou na primeira jornada a República da Irlanda. E à qual, os transalpinos nunca venceram: a Croácia.
Desde a desintegração da Jugoslávia, nos anos 90, que a Itália não consegue bater a sua congénere croata. Em cinco encontro, regista dois empates e três derrotas. A Croácia vai no seu terceiro Europeu consecutivo e curiosamente só falhou o Euro2000, aquele em que os italianos chegaram à final.
Tendo por base os números dos confrontos entre si, a Croácia parte em vantagem, mas a turma de Prandelli já mostrou, frente à Espanha, que é sempre uma seleção perigosa e a ter em conta.
A Croácia, à entrada para esta segunda jornada, parte da frente do Grupo C, com três pontos, seguida de Itália e Espanha, com um ponto cada, e dos irlandeses, ainda sem pontos.
Comentários