Kiev recebe amanhã a final do Euro 2012 disputado entre a Espanha e Itália. A cidade ainda está em preparativos e esta manhã não se viam adeptos mas de Espanha são esperados pouco mais de 11 mil. De Itália devem vir outros tantos.
No site da UEFA ainda há bilhetes à venda o que demonstra que a lotação de 70 mil pessoas do Estádio Olímpico está longe de ser atingida quando faltam 24 horas para o apito que será dado por Pedro Proença.
A hotelaria, mais uma vez, com preços muito altos e sob influência de uma grande especulação, continua a afastar os adeptos dos estádios do Euro 2012. Apesar de cheios, quase sempre com lotação esgotada, a grande maioria de adeptos que se vê nos estádios são polacos, ucranianos e Russos (nas cidades mais próximas da fronteira, como foi o caso de Donetsk) que se dividem no apoio às seleções em jogo.
Para esta final, mais uma vez, tal como já sucedeu na meia-final de Donetsk, ou os adeptos das equipas chegam em voos especiais, no próprio dia do jogo, e regressam logo a seguir, ou dificilmente irão conseguir hotel para pernoitar.
Mesmo sem estar esgotada a bilheteira, a venda de bilhetes no mercado paralelo tem sido grande e feita debaixo do olhar das autoridades que pouco ou nada fazem para a impedir.
Apesar de recusarem falar para entrevistas, os “vendedores” de bilhetes deste mercado paralelo não se escondem das autoridades sendo visíveis os cartazes onde se lê “I need tickets” (Preciso de bilhetes) ou “Tickets for...” (Bilhetes para...) nas imediações dos estádios, logo a seguir aos jogos.
A final entre Espanha e Itália terá início amanhã perto das 19h45 de Lisboa, mais duas em Kiev.
Comentários