Em dia de duelo no Estádio Vélodrome, marcado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), as 'hostes' foram abertas desde muito cedo e nem os quase 30 graus que os termómetros marcavam foram impeditivos para as gentes que vieram do 'frio'.
A ensombrar esse clima de festa, cerca de 100 adeptos polacos provocaram alguns distúrbios junto ao Estádio Vélodrome, tendo mesmo agredido alguns portugueses, situação que foi rapidamente solucionada pelo forte contingente policial que está no local.
Três horas antes do início do encontro entre Portugal e Polónia, numa das avenidas de acesso ao estádio, um grupo de adeptos polacos, aparentemente composto por ultra-radicais, começou primeiro a atirar as cadeiras das inúmeras esplanadas que existem na zona e de seguida agrediram algumas pessoas que estavam no local, incluindo portugueses.
Em poucos minutos, a polícia interveio e dispersou os adeptos polacos, apesar de alguns ainda terem tentado entrar em confronto, mas sem sucesso.
Este incidente não perturbou, para já, a grande festa que os restantes adeptos polacos têm feito em Marselha, tendo estes 'invadido' o Porto Velho de Marselha, onde estavam em clara maioria relativamente aos portugueses, e transformaram um dos principais pontos turísticos da cidade numa autêntica 'fan zone', particularmente um dos restaurantes junto à água.
No 'Au Vieux Port', os fãs polacos foram incentivados por um 'índio' de leste, que se revelou o animador de serviço e, de microfone em mão, deu início a uma verdadeira festividade na esplanada do restaurante, sob os gritos de 'Polska, Polska, Polska'.
Do outro lado da estrada, vários carros da polícia já tratavam de fazer a vigilância, procurando garantir a segurança de um local que foi palco de confrontos entre adeptos russos e ingleses, a 11 de junho.
De resto, pelo menos um carteirista foi travado na sua tentativa de furto, o mesmo não sucedendo, mais à frente, com algumas pessoas que procuravam vender bilhetes no 'mercado negro'.
Apesar das forças policiais e militares bem presentes no Porto Velho, a 'candonga' funcionou às 'claras' e sem oposição aparente, em busca de adeptos interessados em assistirem ao encontro entre polacos e portugueses.
Portugal defronta hoje a Polónia, nos quartos de final do Europeu de 2016, num encontro agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Estádio Vélodrome, em Marselha, e que será dirigido pelo alemão Felix Brych.
Comentários