O apuramento de Portugal para os oitavos ainda não está fechado, mas as contas são favoráveis ao conjunto de Fernando Santos, tendo em conta os resultados registados nos outros grupos.
Contas feitas, até uma derrota com a França pode chegar, isto, sempre, desde que a Hungria não vença a Alemanha.
Assim, Portugal tem três caminhos possíveis para os oitavos, se confirmar a sua presença na próxima fase, dependendo do lugar em que termine. Começamos de cima para baixo.
Portugal em 1.º
Para Portugal terminar o grupo F no primeiro lugar, não depende só de si. Além de estar obrigado a vencer à França, tem de esperar que a Alemanha perca pontos na receção à Hungria, uma vez que os germânicos levam vantagem no confronto direto, graças à vitória no último jogo.
Na eventualidade de Portugal passar em primeiro, os campeões europeus marcam encontro com o melhor terceiro classificado do grupo A, B ou C, dependendo da combinação dos quatro melhores terceiros.
- Se os melhores 3.ºs forem dos grupos ABEF, ACDE, ACDF, ACEF ou ADEF, o adversário é a Suíça (Grupo A)
- Se os melhores 3.ºs foram dos grupos ABDE, ABDF, BCDF, BCEF ou DBEF, o adversário é a Finlândia (Grupo B);
- Se os melhores 3.ºs forem dos grupos ABCD, ABCE, ABCF, BCDF, BCEF ou BDEF, o adversário é a Ucrânia (Grupo C).
Assim sendo, Portugal marcaria encontro com Suíça, Finlândia ou Ucrânia, sendo que os helvéticos, são os que estão em melhor posição para seguirem para os oitavos.
O jogo, esse, realizar-se-ia na segunda-feira, dia 28 de junho, na Arena Nacional de Bucareste, na Roménia, pelas 20 horas de Lisboa.
Portugal termina em 2.º
Para terminar em segundo do grupo, abrem-se mais cenários a Portugal. Uma vitória com a França garante pelo menos o segundo lugar, se a Alemanha também vencer a Hungria.
O empate pode ser suficiente para o segundo posto, mas este cenário não depende só da seleção nacional: se empatar com os gauleses, Portugal tem de esperar por uma derrota da Alemanha para ficar no segundo posto.
E neste caso, quem seria o adversário? O primeiro classificado do grupo D, que ficará decidido esta terça-feira, no duelo entre Inglaterra e República Checa.
O encontro entre o segundo do grupo F e o primeiro do grupo D está marcado para 29 de junho, terça-feira, em Wembley, a partir das 17 horas de Lisboa.
Portugal um dos melhores terceiros
Como manda a tradição, Portugal agarra na calculadora para fazer as contas na última jornada.
Uma derrota com a França pode ser suficiente para que Portugal garanta um lugar entre os melhores terceiros classificados.
Contudo, têm de se verificar duas condições, dependendo do resultado.
Se Portugal perder por dois golos, tem de esperar que a Hungria não vença a Alemanha. Se perder por três, além da Hungria não puder vencer a Alemanha, tem de esperar que, já hoje, a Croácia não vá além de um empate com a Escócia.
E o adversário? Neste caso seria entre o primeiro classificado do Grupo B ou do Grupo C, ou seja, Bélgica ou Países Baixos.
Para encontrar a Bélgica, os melhores terceiros têm de ser a combinação dos grupos ACDF, BCDE, BCDF, BDEF ou CDEF. Neste caso, a partida disputava-se em Sevilha, no próximo domingo, às 20 horas.
Para defrontar os Países Baixos, as combinações dos terceiros classificados têm de ser ABCF, ABDF, ABEF, ACEF ou ADEF. A partida seria também no domingo, mas em Budapeste, às 17 horas.
Para o pior cenário acontecer, e Portugal regressar a casa mais cedo, além de perder com a França, a Hungria terá de ganhar à Alemanha.
Comentários