O Parlamento Nacional timorense aplaudiu hoje a vitória de Portugal no Campeonato da Europa de Futebol de 2016, recordando que a conquista foi celebrada em grande festa nas ruas de Timor-Leste.
"Em meu nome e do Parlamento quero dar os parabéns ao Estado e ao povo português pelo facto de a seleção nacional ter sido vencedora do campeonato da Europa", disse o presidente do parlamento timorense, Adérito Hugo da Costa.
"O povo de Timor-Leste celebrou esta vitória em grande festa nas ruas de Díli e do resto do país. Muitos parabéns", afirmou, no arranque da sessão plenária de hoje, suscitando um grande aplauso dos deputados e do público.
Adérito Hugo da Costa abriu hoje assim o debate e votação na generalidade do orçamento retificativo para 2016, que prevê um aumento de quase 391 milhões de dólares nas despesas.
O debate decorre com a presença de grande parte do Governo, incluindo o primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, e o ministro do Planeamento, Xanana Gusmão.
Xanana Gusmão foi um dos que na madrugada e manhã de segunda-feira se juntou às longas caravanas com bandeiras de Portugal e Timor-Leste que percorreram as ruas da capital timorense num festejo de várias horas da conquista do campeonato europeu pela seleção portuguesa de futebol.
Está já a decorrer uma petição a pedir que uma delegação da seleção portuguesa vencedora do europeu de futebol venha a Timor-Leste, um dos países onde mais se celebrou a vitória.
Comentários