Perfis das seleções do Euro 2024: Polónia com os olhos postos em 2016 para poder fazer história

Sem nenhum troféu na prova, a Polónia quer melhorar a sua melhor prestação, os quartos de final no Euro 2016, mas, a tarefa não se avizinha fácil.
Perfis das seleções do Euro 2024: Polónia com os olhos postos em 2016 para poder fazer história
Polónia festeja apuramento para o Europeu GEOFF CADDICK / AFP

Foi através do play-off que a Polónia conseguiu conquistar uma das últimas vagas no Europeu 2024, depois de vencer o País de Gales no desempate por grandes penalidades, apurando-se assim pela quinta vez para uma fase final de Europeus de futebol. Sem nunca conseguir passar dos quartos de final da competição, os polacos continuam a tentar voar mais alto nas asas do seu goleador, Robert Lewandowski. Países Baixos, Áustria e França serão os adversários no Grupo E.

Como se apurou para o Campeonato da Europa de 2024

3.ª no Grupo E (8 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 10 golos marcados, 10 golos sofridos)
Meias-finais do play-off: Polónia 5-1 Estónia
Final do play-off: País de Gales 0-0 Polónia (Polónia vence 5-4 nas g.p)

O terceiro lugar no Grupo D, atrás da Albânia e da Chéquia, levou a Polónia ao play-off de apuramento. Nas meias finais, os polacos 'esmagaram' a Estónia, numa vitória por 5-1 e, no derradeiro encontro, frente ao País de Gales, foi apenas nas grandes penalidades que a Polónia conseguiu assegurar o lugar no seu quinto Europeu, depois de 120 minutos sem golos.

Histórico de participações no EURO

Presenças anteriores em fases finais: 4, com a mais recente a ser no Euro2020
Melhor desempenho na competição: Quartos de final em 2016
Desempenho no EURO 2020: Fase de grupos

Sem nenhum título no seu palmarés em Europeus ou Mundiais, a Polónia viveu o expoente máximo da seleção, em 1972, quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Munique. A sua primeira participação numa fase final de um Europeu aconteceu em 2008 e, desde aí que se tornou uma presença assídua em todos os Campeonatos da Europa.

Quem é o selecionador?

Há menos de um ano ao comando da seleção polaca, Michał Probierz subiu à equipa principal depois de um bom desempenho ao leme da seleção sub21 para suceder a Fernando Santos como selecionador. Começou a carreira enquanto jogador, tendo jogado a médio no Ruch Chorzów e no Górnik Zabrze, tendo ainda se aventurado na Alemanha ao serviço do Wattenscheid e do Uerdingen. Começou a carreira de treinador em 2005/2006, mas foi ao serviço do Jagiellonia Białystok e do Cracóvia que conseguiu conquistar a Supertaça da Polónia em 2009/10 e 2020/2021, respetivamente. Também ao serviço do Cracóvia conseguiu conquistar a Taça da Polónia, em 2019/2020.

Quem são as estrelas e os jogadores a ter em conta?

Jogador mais utilizado na fase de qualificação: Jakub Kiwior e Wojciech Szczesny
Melhores marcadores na fase de qualificação: Robert Lewandowski (3 golos) e Jakub Błaszczykowski, Sebastian Szymanski e Karol Swiderski (2 golos)
Mais assistências na fase de qualificação:  Nicola Zalewski, Robert Lewandowski e Piotr Zielinski (2 assistências)

É nas 'asas' de Robert Lewandoski que a Polónia pretende voar mais alto no Europeu. É o nome mais sonante e, principalmente, a figura maior da seleção polaca. O avançado do Barcelona já soma 148 internacionalizações pela Polónia e 82 tentos certeiros, tornando-o para além do jogador com mais internacionalizações da história, o mais artilheiro de sempre pela seleção polaca.

Os 26 convocados da Polónia

- Guarda-redes: Marcin Bulka (Nice), Łukasz Skorupski (Bologna), Wojciech Szczęsny (Juventus)

- Defesas: Jan Bednarek (Southampton), Bartosz Bereszyński (Empoli), Przemysław Frankowski (Lens), Jakub Kiwior (Arsenal), Tymoteusz Puchacz (Kaiserslautern), Bartosz Salamon (Lech Poznań), Sebastian Walukiewicz (Empoli)

- Médios: Paweł Dawidowicz (Hellas Verona), Kamil Grosicki (Pogoń Szczecin), Jakub Moder (Brighton), Jakub Piotrowski (Ludogorets), Taras Romanczuk (Jagiellonia Białystok), Bartosz Slisz (Atlanta United), Damian Szymański (AEK Athens), Sebastian Szymański (Fenerbahçe), Kacper Urbański (Bologna), Nicola Zalewski (Roma), Piotr Zieliński (Napoli)

- Avançados: Adam Buksa (Antalyaspor), Robert Lewandowski (Barcelona), Krzysztof Piątek (Başakşehir), Michał Skóraś (Club Brugge), Karol Świderski (Hellas Verona)

Neste artigo

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar