O homem ou a máquina? O embate mais esperado do Campeonato Europeu de Futebol de 2024, entre 14 de junho e 14 de julho, já decorre no SAPO e opõe uma pessoa, Rui Miguel Tovar, à Inteligência Artificial (IA): o “TOVARMINATOR” e o “SAPOZILLA”, numa disputa entre quem consegue acertar mais nas previsões dos resultados futebolísticos.

De um lado, o SAPO conta com um dos mais destacados jornalistas e comentadores desportivos portugueses na pele do “TOVARMINATOR”. Do outro lado, a imponente figura do “SAPOZILLA”, personagem criada com o Chat GPT-4o, será capaz de processar um manancial de estatísticas futebolísticas à velocidade da luz.

Os dois analistas darão as suas previsões para cada um dos 51 jogos do Euro 2024, com base nas notícias, nas biografias dos jogadores e nos resultados desportivos de cada seleção. Ao conhecimento e à experiência acumulada de Rui Miguel Tovar serão contrapostos o algoritmo que cruzará, em nanossegundos, um manancial de informações, estatísticas e indicadores que vão crescendo à medida que o Euro 2024 for avançando.

Para já, e ao fim de dez jogos, o Sapozilla lidera, com 21 pontos em 30 possíveis. O Tovarminator, contudo, segue bem dentro da luta, com 15 pontos.

Terça-feira há mais palpites e os dois já deixaram o seu prognóstico. Quem levará a melhor?