A primeira jornada terminou, registando-se cinco vitórias e três empates, com destaque para a goleada da Rússia à República Checa, a partida com mais golos deste Euro2012.
No Grupo A, a Rússia lidera depois de ter batido por 4-1 a República Checa. No jogo que abriu este Euro2012, a Grécia, com Fernando Santos ao comando, voltou a estragar a festa do anfitrião e empatou a um golo.
No Grupo B não se verificou empates, com Alemanha e a surpreendente Dinamarca a arrecadarem os três pontos. Os dinamarqueses jogaram primeiro e bateram a favorita Holanda por 1-0. Logo depois, Mário Gomez fez golo que deu o triunfo aos germânicos sobre a Seleção Nacional. Dinamarca e Alemanha são líderes.
No Grupo C, uma final antecipada a abrir. Espanha e Itália empataram a um golo. Marcoui primeiro Di Natale, Fabrègas empatou logo a seguir. No encontro seguinte, a Croácia entrou com tudo e goleou por 3-1 a república da Irlanda de Trapattoni. No final, o selecionador croata, Slaven Bilic, foi brindado com um beijo na boca de um adepto mais rebelde que passou pela segurança.
A fechar esta primeira jornada, o Grupo D, com Inglaterra e França a protagonizarem um dos encontros mais esperados. Marcaram primeiro os ingleses, por Lescott, mas Nasri empatou. 1-1 foi o resultado final. A fechar, a outra anfitriã, a Ucrânia até esteve a perder, mas um bis de Shevchenko deu a vitória à equipa da casa, que assim lidera o Grupo D.
Comentários