Um golo Ollie Watkins, nos descontos, diante dos Países Baixos, colocou a Inglaterra na final do Euro2024. Os ingleses estão pela segunda vez seguida no jogo decisivo da prova, após terem perdido a casa diante da Itália em 2020. O adversário de domingo será a Espanha, seleção que venceu todos jogos até agora.

No final do duelo com os neerlandeses, o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, analisou o adversário de domingo.

"[A Espanha] é a melhor equipa da prova e temos um dia a menos para nos preparar. Portanto, será uma tarefa enorme, mas vamos lutar sempre. A única razão pela qual aceitei este cargo foi para alcançar o sucesso da Inglaterra como nação e tentar melhorar o futebol inglês. Estou muito orgulhoso por ter levado a equipa à sua primeira final numa prova num país estrangeiro", disse Southgate

Domingo, em Berlim, será a terceira final da Inglaterra na sua história numa grande competição internacional. A seleção dos 'Três Leões' disputou a final do Mundial de 1966 (vitória sobre a Alemanha por 4-2 no prolongamento) e do Euro de 2020, disputado em 2021 (derrota para a Itália por 3-2 nos penáltis após um empate 1-1 nos 120 minutos), ambas em território britânico, no estádio de Wembley.

Contra a Espanha, que venceu a França na terça-feira (2-1), "teremos que estar num grande nível excepcional, tanto com bola como sem bola", afirmou Southgate.

O treinador também elogiou a entrada Ollie Watkins, que foi o herói da noite ao marcar o golo decisivo nos descontos (90'+1), depois de substituir Harry Kane.

"Watkins treinou todos os dias e estava preparado para este momento. Não importa o quão frustrado ele possa estar por não ter jogado antes", disse o técnico inglês.

Na caminhada até ao final, a Espanha venceu todos os jogos que disputou. Já a Inglaterra empatou quatro, dois deles na fase de grupos.