A Suíça é a primeira equipa apurada para os quartos de final do Euro 2024, depois de uma surpreendente mas merecida vitória sobre a Itália em Berlim, no arranque dos oitavos de final da prova. Freuler, a meio do primeiro tempo, e Vargas, com um grande golo a abrir o segundo, ditaram o triunfo por 2-0.

Os helvéticos mandaram na posse de bola desde o apito inicial e aos 24 minutos criaram o primeiro lance de perigo, com Embolo a fugir à armadilha do fora-de-jogo da Itália e a aparecer isolado na cara de Gianluigi Donnarumma. Valeu à squadra azzurra uma grande defesa do seu guarda-redes.

A Itália não percebeu o aviso e a Suíça marcou mesmo, pouco depois, no seguimento de uma bonita jogada colectiva. Ruben Vargas recebeu na esquerda e encontrou Remo Freuler na grande área italiana. Este ajeitou e atirou para o fundo das redes. E a Suíça só não foi para o intervalo a vencer por 2-0 porque Donnarumma voltou a brilhar para evitar novo golo dos helvéticos, ao defender para canto um livre de Fabian Rieder em cima do minuto 45.

O 2-0 não apareceu a fechar o primeiro tempo, mas apareceu a abrir o segundo. Vargas, que já tinha feito a assistência para o primeiro golo da Suíça, assinou ele mesmo o segundo, com um espetacular remate em arco, colocadíssimo, desta feita sem hipóteses de defesa para Donnarumma.

Com dois golos de desvantagem, a Itália tentou enfim dar um ar da sua graça e até ficou perto de reduzir pouco depois, num lance em que Schar, centra suíço, atirou a bola contra o poste da própria baliza na sequência de um corte de cabeça. A Suíça ainda iria voltar a ver a bola embater no poste da sua baliza, já perto do quarto de hora final, desta feita num remate cruzado de Scamacca, mas foi o mais perto que a Itália esteve de reduzir.

A campeã em título diz mesmo adeus à prova nos oitavos de final, enquanto a Suíça vai agora jogar nos quartos de final, a 6 de julho, contra o vencedor do embate dos 'oitavos' entre Inglaterra e Eslováquia.