O Manchester City jogará os quartos de final da FA Cup no domingo contra o surpreendente Bournemouth de Andoni Iraola, nesta que e a última oportunidade para a equipa de Pep Guardiola vencer um torneio esta temporada.

Dominador absoluto do futebol inglês nos últimos anos, com seis títulos da Premier League nos últimos sete disputados (todos exceto 2020), o Manchester City está a fazer uma campanha decepcionante, com 22 pontos atrás do líder Liverpool e sem ter garantido um lugar para a próxima Liga dos Campeões.

Após também ter sido eliminado da principal competição europeia de clubes pelo Real Madrid nos oitavos de final (6-3 nos dois jogos) e da Taça da Liga inglesa nos oitavos de final pelo Tottenham, o principal objetivo dos 'cityzens' para a restante temporada é garantir o apuramento para a Liga dos Campeões, além de tentar comemorar um novo título.

Iraola vs Guardiola: duelo hispânico

A partida deste domingo terá um protagonismo espanhol a partir dos bancos, com o 'maestro' Guardiola a enfrentar um dos seus discípulos, Iraola, cujo estilo de jogo é semelhante ao do catalão.

O Bournemouth está em 10º lugar na Premier League, mas apenas quatro pontos atrás do City e está determinado em disputar as competições europeias na próxima temporada.

Para o modesto clube da cidade do sul de Inglaterra é também uma grande oportunidade de conquistar o primeiro grande troféu da sua história, já que os 'Cherries', fundados em 1899, só têm no seu currículo o EFL Trophy (de 1984), torneio de Taça que é disputado desde a década de 1980 e no qual participam clubes das duas últimas divisões do futebol profissional inglês.

No plantel do Bournemouth há dois conhecidos dos adeptos espanhóis: o ex-guardião da 'Roja' Kepa Arrizabalaga e o jovem central Dean Huijsen, 'descoberto' na última Data FIFFA depois de ter estreado pela seleção de Espanha. Na frente o avançado Evanílson, ex-FC Porto, brilha com golos.

Kevin De Bruyne, talismã nas Taças

O Manchester City terá em Kevin de Bruyne uma das peças para poder avançar nesta prova, ele que tem uma conexão especial com a Taça de Inglaterra.

O criativo belga, que pode estar a fazer as suas últimas partidas com a camisa azul-celeste, venceu este torneio duas vezes desde que assinou com o City em 2015 e nessas 10 temporadas marcou 10 golos e deu 18 assistências, sendo o jogador mais decisivo da competição.

Os portugueses Ruben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes poderão ser opção de Guardiola nos cityzens.

Depois de vencer os modestos Salford City (da 4ª divisão), Leyton Orient (3ª) e Plymouth Argyle (3ª) no caminho até aos quartos de final, o Bournemouth surge como o primeiro grande rival do City, que precisará de algo mais do que a contribuição de De Bruyne para voltar a Wembley, palco das meias-finais e final do torneio.

O Bournemouth teve um caminho mais difícil, eliminando West Bromwich, Everton e Wolverhampton e agora sonha com a sua primeira final da Taça.

Favoritos eliminados

A FA Cup desta temporada caracterizou-se pela queda de clubes grandes do futebol inglês. Liverpool, Chelsea, Arsenal, Manchester United, Tottenham... todos caíram.

Dos atuais seis primeiros colocados da Premier League, o único que continua vivo, além do City, é o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo e Jota Silva, que visitará o Brighton no sábado.

O Aston Villa de Unai Emery e Marco Asensio, que está nos quartos de final da Liga dos Campeões (onde vai enfrentar o PSG), vai testar a grande fase contra o Preston North End, único representante da Championship (segunda divisão) entre os participantes dos quartos de final, no domingo.

No sábado, o Fulham de Marco Silva, e o Crystal Palace, dois emblemas modestos do futebol inglês, têm pela frente uma grande oportunidade de fazer os seus adeptos sonharem em jogar no 'templo sagrado' de Wembley.

Essa rebelião dos modestos que a FA Cup está a vivenciar esta temporada é exemplificada pelo facto de apenas o Manchester City ter vencido o torneio recentemente.

Dos outros participantes dos quartos de final, o Forest venceu a Taça de Inglaterra pela última vez em 1959, o Aston Villa dois anos antes e o Preston North End em 1938.

O Fulham, por sua vez, foi finalista em 1975, o Crystal Palace em 1990 e 2016, o Brighton em 1983 e o Bournemouth busca sua primeira final.

Jogos dos quartos de final da Taça de Inglaterra

- Sábado:

Fulham - Crystal Palace

Brighton - Nottingham

- Domingo:

Preston North End - Aston Villa

AFC Bournemouth - Manchester City