O campeonato nacional de futebol angolano terminou hoje praticamente em modo de treino, já com a classificação decidida, com destaque apenas para o dérbi da capital, entre o 1.º de Agosto e o Petro de Luanda.
O jogo entre os dois históricos do futebol angolano servia igualmente para decidir a equipa que terminaria na quarta posição e, repetindo o resultado da primeira volta, a formação "militar" do "d'Agosto" venceu 2-1 os "petrolíferos", também da capital, assegurando o último lugar que estava em aberto no "Girabola".
Quanto ao Petro de Luanda vai ainda disputar a 11 de novembro, com o Benfica de Luanda, a final da Taça de Angola, no último jogo oficial da temporada de 2014.
As "águias" da capital empataram em casa (1-1) com o novo campeão, Recreativo do Libolo, no jogo da consagração da equipa do Cuanza Sul, e fecharam o Girabola em terceiro lugar, depois da luta pela manutenção na época anterior.
A equipa do Kabuscorp do Palanca, que entregou as faixas de campeão ao Libolo, despediu-se do Girabola com um empate (2-2) no terreno do Progresso do Sambizanga, terminando em segundo lugar - classificando-se para as competições africanas de clubes, tal como o Libolo -, mas com o melhor artilheiro do campeonato.
O avançado camaronês Meyong, que jogou sete temporadas em Portugal (Belenenses, Sporting de Braga e Vitória de Setúbal), voltou a conquistar o título de melhor marcador do Girabola, com 17 golos em 30 jogos.
Na cauda da tabela, três equipas - já condenadas à descida nas jornadas anteriores - despediram-se hoje da principal competição.
Em Benguela, o 1.º de Maio terminou a participação no Girabola com uma vitória (2-1) perante o Bravos do Maquis, enquanto o Benfica de Lubango não foi além de um empate (1-1) na Huíla, com os "diamantíferos" do Sagrada Esperança.
Também a jogar em casa, o União do Uíge deixou o principal campeonato de futebol angolano com um empate (0-0) com os "aviadores" do ASA.
Já ao início da noite, na última partida do Girabola 2014, o Recreativo do Caála recebeu e venceu (3-2), no Huambo, a equipa do Desportivo da Huíla.
Na bancada já esteve o português Bernardino Pedroto, apresentado hoje como novo treinador da equipa do Caála, depois de passagens pelo ASA, pelo Petro e pelo Interclube, todos de Luanda.
O treinador português sagrou-se campeão do Girabola pelo ASA (três vezes) e pelo Petro (duas vezes), tendo ainda conquistado quatro Supertaças e uma Taça de Angola.
Comentários