A terceira jornada do Girabola2018 disputa-se no fim-de-semana com o "clássico" Petro-1.º Maio, mas o campeão em título continua sem jogar. A novidade é a estreia do Progresso do Sambizanga, cujos jogos anteriores foram adiados devido às Afrotaças.

O Interclube, um dos líderes da prova com quatro pontos, pode destacar-se provisoriamente, caso vença domingo (16 horas) o Sagrada Esperança da Lunda Norte (13º/1 pt) no estádio 22 de Junho.

A jogarem em casa, os “polícias” têm hipótese de se isolar até à realização do jogo do co-lider FC Bravos do Maquis cujo encontro foi adiado devido aos compromissos nas Afrotaças.

Nos duelos mais recentes entre si, vantagem para os "lundas" que depois de terem vencido no seu reduto (1-0), na primeira jornada, impuseram empate nulo, em pleno no 22 de junho, na 17ª jornada, nos últimos dois confrontos registados no Girabola2017.

No entanto, os diamantíferos, terceiro em 2017, têm realizado um início de época aquém das expectativas, pois perderam (1-0 no Domant FC) na abertura e consentiram empate caseiro no mais recente encontro (FC Bravos).

A turma do Rocha Pinto tem ainda a pressão de um conjunto de segundos com três pontos, tendo à cabeça o vice-campeão, Petro de Luanda.

Sábado, às 17h30, haverá um “clássico” opondo dois campeões nacionais. O Petro de Luanda (3º/3), 15 vezes campeão do Girabola, que só realizou ainda uma partida (4-0 sobre o KK FC) recebe e o 1º de Maio de Benguela, que venceu a prova em 1983 e 1985.

Longe dos seus melhores tempos, os proletários vêm a Luanda para evitar goleada, diante de um adversário claramente motivado pelo sucesso dentro e fora das fronteiras.

Ainda sábado (15 horas), o Recreativo do Libolo (6º/03) depois de ter derrotado no seu terreno o 1º de Maio Benguela (1-0), na estreia, recebe desta, a Académica do Lobito (5º/03), para corrigir o desaire na Huíla (1-0).

Apesar da igualdade pontual, a terceira formação com mais títulos no Girabola é clara favorita, embora a motivação pelo triunfo de 3-2 na ronda passada e a clara redução do potencial do plantel do Cuanza Sul dê motivação aos visitantes.

No planalto central, o JGM do Huambo (12º/01) terá a difícil missão de enfrentar, à mesma hora, o experiente Kabuscorp do Palanca (4º/03), campeão nacional em 2013, no campo do Ferrovia. Os palanquinos vêm de triunfo claro de 3-0 sobre Sporting de Cabinda, na resposta ao desaire consentido precisamente nesta província.

Neste embate, estará decerto no centro das atenções o avançado Nelito, depois de apontar três golos ao Sporting de Cabinda.

Domingo, às 15 horas, o Recreativo da Caála, (7º/03) recebe o Sporting de Cabinda (8º/03) no Mártires da Canhala. Neste encontro, estarão em confronto equipas "simétricas" em termos de resultados. ambos venceram na primeira jornada e perderam por três na segunda. Renascer para a luta será lema no relvado, mas o favoritismo recai para os anfitriões pela sua maior experiência em prova e pelo fator casa.

O surpreendente Domant FC (2º/03) é anfitrião na estreia do Progresso do Sambizanga (15/00), no Municipal do Dande.

A turma do Bengo aparece no topo da classificação mercê de vitória surpreendente diante da sobre o Sagrada Esperança (1-0), no mesmo campo que receberá os sambilas. É ocasião para corrigir o desaire na deslocação recente ao Cuando Cubango (1-0).

Os Sambilas, que viram sair um dos seus principais ativos, o atacante Vá, transferido para o Leixões de Portugal, centralizam as atenções e podem ter uma estreia mais conseguida, depois de verem adiados nas duas primeiras jornadas os confrontos sucessivamente com os dois primeiros classificados do último Girabola (1º de Agosto e Petro de Luanda), que estão envolvidos nas Afrotaças.

No primeiro jogo do "seu campeonato", o Desportivo da Huíla (11º/02) assume favoritismo na receção ao Kuando Kubango FC (9º/03), às 15h30, no estádio do Ferrovia.

Trata-se de oportunidade soberana para somar a primeira vitória, depois de sequência de empates (Inter e Sagrada), enquanto o estreante vem de um triunfo caseiro sobre o Domant, antecedido de derrota diante do Petro de Luanda por 4-0.

O 1º de Agosto continua sem jogar em face do envolvimento na liga dos clubes campeões africanos. O seu adversário da jornada é um dos lider da prova neste momento. O FC Bravos do Maquis, vencedor do Recreativo do Libolo na segundo jornada e que ja soma quatro pontos.

À entrada da terceira jornada, ainda nenhuma formação obteve a totalidade da pontuação possível (seis). Apenas três delas podem atingir este marco: 1º de Agosto, Progresso do Sambizanga (ambos sem pontos) e Petro de Luanda (3 pontos).

Na lista dos marcadores, à entrada da 3ª ronda do Girabola, Nelito, do Kabuscorp do Palanca, e Pedro, do Intrclube, estão à frente com três golos.

Seguem-se Tiago Azulão (Petro de Luanda) e Jiresse (Académica do Lobito), como dois cada um.