No derby da décima primeira jornada do Girabola, campeonato angolano de futebol da primeira divisão, os militares (1º de Agosto) derrotaram os polícias (Interclube) por, 2-0, no Estádio 22 de Junho, em Luanda.
A equipa militar após vencer o seu principal rival, Petro de Luanda, por 2-1, trabalha motivada no campo do RI 20, visando o derby com os polícias, no domingo, às 17 horas, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, partida referente à 26ª jornada do campeonato.
As duas formações da província de Luanda prevêm muitas dificuldades no segundo derby da época 2015, mas o favoritismo recai para os militares, porque continuam a fazer melhores resultados no campeonato, onde ocupam a terceira posição com 45 pontos, menos três em relação aos polícias, na quinta posição.
O treinador adjunto do 1º de Agosto, Filipe Nzanza, fez saber que estão a trabalhar com o objectivo de conquistarem o décimo título do Girabola, mas reconheceu que os adversários estão cada vez mais fortes.
O antigo jogador da turma militar, Nzanza, agradeceu também os jogadores pelo facto de estarem a cumprir com as espectativas, contudo, espera festejar a vitória no frente aos polícias, também candidatos ao título da presente edição da competição.
As duas equipas trabalham com o mesmo objectivo, vencer ou empatar o desafio, tal como também sonham construir uma única frase que tanto lutam para dizer no fim do campeonato: “somos campeões, missão cumprida”!
Para não voltar a “nadar em maré baixa”, os polícias estão a ensaiar varios esquemas técnicos e tácticos durante a semana, no Estádio 22 de Junho, visando contrariar as intenções e o favoritismo dos militares.
Na lista dos melhores marcadores do Girabola, Moco do Interclube está em terceiro com 11 golos, enquanto o melhor artilheiro do 1º de Agosto, Ary Papel, ocupa a quinta posição com nove golos.
Depois desse encontro, o 1º de Agosto defrontará fora de portas o seu mais antigo rival, ASA, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, ao passo que o Interclube receberá no seu reduto o Kabuscorp do Palanca.
Nesta temporada, os polícias comandaram o campeonato nacional durante muitas jornadas, mas “escorregaram” na primeira volta, enquanto os militares começaram a época com o “pé esquerdo”, com derrotas e empates.
As duas agremiações não vencem o Girabola há muitos anos. O Interclube, com dois títulos no campeonato nacional, perdeu a liderança em 2010, ao passo que o 1º de Agosto, segundo clube mais titulado da competição, com nove troféus, não vence título há nove anos consecutivos, desde 2006.
Comentários